Packseven e Gerdau Graphene lançam filme stretch com grafeno

packseven e gerdau graphene lancam filme stretch com grafeno

Parceria entre Packseven e Gerdau Graphene lança primeiros filmes plásticos de Polietileno enriquecido com grafeno

A parceria inédita entre a Packseven, uma das maiores empresas brasileiras do setor de filmes flexíveis, e a Gerdau Graphene, empresa de nanotecnologia voltada para o desenvolvimento e comercialização de produtos com grafeno, apresenta ao mercado o seu primeiro produto comercial. As duas empresas afirmam ter desenvolvido conjuntamente o primeiro Stretch film com grafeno do mundo, uma versão mais fina e bem mais resistente do que o material original, sem grafeno.

Mais resistência e melhor rendimento

Kléber Ávila, CEO da Packseven, conta que o objetivo é oferecer um filme mais resistente ao mercado. “O Stretch com grafeno potencializa as qualidades já conhecidas do filme, com mais resistência aos materiais ofensivos, como pontas que podem furá-lo por exemplo, maior rendimento, reduzindo o consumo no estiramento e, consequentemente, melhora significativa na segurança da carga”, ressalta.

Inovação com grafeno

Flavia Zangrandi, Head de Produtos da Gerdau Graphene, explica que o grafeno é um dos materiais mais estudados no mundo, mas ainda novo no mercado: “Hoje, a Gerdau Graphene é uma das poucas empresas no mundo a desenvolver aditivos e produto com nanomateriais à base de carbono, conhecidos como grafeno, em escala comercial. Temos em nossa Proposta de Valor transformar o grafeno em produtos que possam ser usados em escala industrial. Por meio da nossa parceria com a Packseven, vamos entregar ao mercado um filme de alto desempenho e baixa gramatura.”

O poder do grafeno

O grafeno, considerado um dos materiais mais resistentes do planeta, é formado por folhas de carbono densamente compactada de um a dez átomos de espessura. Desde que foi isolado em 2004, as propriedades químicas, físicas, elétricas, térmicas e mecânicas do grafeno cativaram o mundo e levaram seus inventores a ganhar o Prêmio Nobel de Física. O grafeno pode ser misturado com plásticos, emprestando sua incrível resistência à matriz polimérica e tornando o material plástico combinado muito mais forte. Além de melhorar as propriedades físicas e mecânicas, o grafeno também aumenta as propriedades de barreira contra líquidos e gases; aprimora a proteção contra intempéries, oxidação e luz UV; e aumenta a condutividade elétrica e térmica.

Vantagens em filmes plásticos

Em filmes plásticos, à base de PE, a adição de grafeno tem demonstrado ganhos expressivos de resistência ao material, ao mesmo tempo que torna possível reduzir a espessura do filme. A adição de grafeno permite assim um ganho de desempenho e uma redução da quantidade de plástico virgem no produto ou o aumento de plástico reciclado na composição do produto final.

Stretch com grafeno: resistência excepcional

Já nos testes iniciais, o filme Stretch com grafeno suportou 120% acima do estiramento comum (capacidade de esticar sem se romper), com expectativas superiores para a versão final, prevista para chegar ao mercado em dois meses.

Mais resistente e seguro

Com um filme mais resistente, o Stretch grafeno reduz o consumo por pallets e aumenta a segurança nas cargas. Outro diferencial é a cor do produto, levemente prateada. Até então, os filmes com cores mais opacas e acinzentadas remetiam a filmes recicláveis, que são menos resistentes, o oposto da novidade. “O Stretch com grafeno tem essa cor graças à substância do produto, pela sua formulação. Será um novo padrão de qualidade disponível no mercado, com alta tecnologia disponível para transporte, armazenamento e embalagens diversas”, enfatiza Kléber.

Atualmente, a Gerdau Graphene está desenvolvendo uma série de soluções com seu masterbatch Poly-G, incorporando grafeno em resinas plásticas. O filme plástico enriquecido com grafeno já está sendo utilizado em embalagens de pregos fabricados pela produtora de aço. Essa inovação permite reduzir a espessura das embalagens, aumentar a resistência e diminuir as perdas durante o empacotamento.

Conclusão

A parceria entre a Packseven e a Gerdau Graphene representa um avanço importante no setor de filmes plásticos, oferecendo um produto inovador e de alta performance. Com a adição de grafeno, o filme Stretch ganha resistência excepcional, tornando-se uma opção mais segura e eficiente para o transporte e armazenamento de cargas. A utilização do grafeno também contribui para a sustentabilidade, reduzindo o consumo de plástico virgem e aumentando o uso de plástico reciclado. Essa parceria demonstra o potencial do grafeno como um material revolucionário para diversas aplicações industriais.

Tags: Aditivos, Filmes, Filmes stretch, Gerdau, Gerdau Graphene, Grafeno, Packseven, Plásticos

#Packseven #Gerdau #Graphene #lançam #stretch #film #grafeno

Última atualização em 3 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
stadler planeja e instala na grecia a primeira de tres

Stadler planeja e instala na Grécia a primeira de três Unidades de Recuperação de Materiais.

Próximo Artigo
deink brasil inicia processo de reciclagem de filmes plasticos multicamadas

Deink Brasil inicia processo de reciclagem de filmes plásticos multicamadas




Posts Relacionados