Provavelmente você já se deparou com a expressão Full HD quando foi comprar uma TV, smartphone ou qualquer aparelho eletrônico que possua display integrado, afinal, a expressão citada refere-se à resolução de uma tela, identificando quantos pixels estão presentes em a imagem. Deve-se notar que uma imagem com mais pixels significa que ela tem melhor definição ou qualidade.
Na resolução Full HD, uma tela tem 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura, e a resolução Full HD também é comumente chamada de 1080p (referindo-se apenas aos pixels de altura). O Full HD veio para substituir o formato High Definition (HD), que, por sua vez, oferecia uma resolução em torno de 720p, 1280 pixels de largura e 720 pixels de altura.
A maioria dos modelos de TV, mesmo os básicos, já são Full HD.Fonte: Reprodução/Pixabay
A resolução ideal
O Full HD tornou-se muito popular nas televisões, pois essa expressão era usada para identificar que o display prometia uma imagem parecida com a que você poderia ver em uma sala de cinema, por exemplo. Isso se deve principalmente ao formato da tela, já que em Full HD o padrão passa a ser 16:9, aumentando a largura das imagens (igual a uma tela de cinema).
Se, por um lado, as TVs Full HD se tornaram uma espécie de padrão mínimo para uma experiência satisfatória, os monitores de computador e telas de notebooks parecem não ter acompanhado a evolução da tecnologia. Atualmente, já temos a resolução 4K consolidada (quatro vezes mais pixels que o Full HD) e começamos a ver mais displays 8K chegarem ao mercado, mas a maioria dos notebooks vendidos no Brasil ainda tem tela HD (1366 x 768).
FullHD em 2021
Conforme mencionado, embora já exista uma oferta de monitores com resoluções muito superiores ao Full HD, o padrão ainda oferece uma qualidade de imagem bastante aceitável, principalmente em um cenário em que a principal fonte de conteúdo do usuário é a TV Digital ou assinaturas básicas de serviços de streaming .
De qualquer forma, principalmente para TVs, é possível dizer que atualmente é muito mais interessante considerar modelos com resolução 4K, pois a evolução dos painéis já permitiu que o preço desse tipo de display ficasse mais acessível.
Atualmente, o padrão de TV é 4K.Fonte: Reprodução/Pixabay
Para monitores de PC, o Full HD também pode proporcionar um resultado de experiência muito interessante, principalmente quando consideramos que a tendência é que o usuário fique a uma distância menor da tela quando comparada à sua posição em relação a uma TV.
Notebooks com tela Full HD ainda não são tão numerosos no mercado brasileiro, o que significa que, para adquirir um modelo com 1080p, é preciso investir muito mais em relação aos modelos HD.
Por fim, podemos considerar que o Full HD ainda serve muito bem para consumo de mídia, jogos e produtividade, mas a tendência é que a resolução fique obsoleta em breve com a chegada dos displays 8K, além da maior oferta de telas 4K nos mais segmentos variados.
Última atualização em 24 de janeiro de 2023