Apesar de pouco desenvolvida no Brasil, muito já se sabe sobre a indústria 4.0, que integra apenas 7% dos processos industriais no país. Porém, o Brasil agora se depara com o surgimento da indústria 5.0.
Seguindo o mesmo contexto da 4.0, proporciona avanços ainda maiores ao industrial. Ambas as evoluções surgiram a partir do aumento do processo de digitalização, em consequência da produtividade, bem como do aumento de alcance das empresas a nível global.
Porém, o que diferencia a indústria 5.0 da 4.0, é a organização dos processos produtivos e a atualização dos canais de atendimento.
.
Isso porque, nesta nova evolução industrial, o objetivo é ir além da eficiência, produtividade e benefícios da digitalização em si.
É reforçar a contribuição e o papel-chave da indústria para a sociedade em áreas como a conservação e a exploração inteligente dos recursos, ou a mudança climática.
Ou seja, a indústria 5.0 traz a reorganização das atividades industriais, utilizando o processo de humanização na relação entre homem e máquina.
Bem como, estabelece a cultura em que as pessoas são o centro do processo, assim as inovações surgem para auxiliar as pessoas.
E valoriza o bem-estar dos colaboradores, dando novo significado às relações de trabalho, sejam elas sociais ou comerciais.
Assim, a indústria se transforma, principalmente se voltando para se converter num ambiente sustentável.
Como empresas podem implementar esse conceito em seus processos?
Constatando que a indústria 5.0 se volta para adoção de tecnologias diferenciadas, existe a exigência de uma nova visão no que se refere ao negócio e ao ambiente de trabalho.
Isto é, é necessário que haja adaptações, ainda mais voltadas para uma nova mentalidade no interior da empresa.
Para tanto, é necessário qualificar a equipe de colaboradores, de forma a utilizar e contribuir com as inovações.
Logo, as empresas precisam se tornar mais flexíveis em termos de mentalidade.
É interessante que a empresa se volte para captar dados e informações constantemente, desta forma, é possível tomar decisões mais acertadas.
Com a otimização dos dados de forma que consiga realizar o mapeamento de tendências e de comportamentos dos clientes, se antecipar às oportunidades ou ameaças.
Assim, é possível reduzir os riscos na hora de tomar decisões.
Outro ponto importante é a busca pela inovação, que vai desde a utilização dos meios mais modernos até os usos diferenciados dos produtos e serviços.
A busca por tecnologias atualizadas, bem como a implementação de metodologias ainda não muito utilizadas, geram as otimizações fundamentais para atingir o limite máximo que a indústria 5.0 pode oferecer.
Sobretudo, a indústria 5.0 transforma todas as relações existentes na empresa, sejam elas trabalhistas, sociais ou de consumo.
Assim sendo uma maneira de colocar frente a frente, homens e máquinas, em benefício da lucratividade na empresa. Valorizando as relações entre as pessoas.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
O objetivo dessa evolução industrial é ir além da eficiência, produtividade e benefícios da digitalização. A indústria 5.0 visa humanizar ainda mais os processos
Última atualização em 12 de dezembro de 2022