Nvidia lança RTX A2000 com alto desempenho e corpo compacto

A Nvidia lançou nesta terça-feira (10) sua mais nova GPU da linha Ampere: a RTX A2000 — desenvolvida para profissionais e voltada para modelagem 3D ou outras áreas que exijam bom desempenho gráfico com a melhor relação custo-benefício.

Apesar de seu tamanho pequeno, o RTX A2000 não compromete o desempenho e oferece 8 teraflops de desempenho. As especificações incluem 3.328 núcleos CUDA, 6 GB de GDDR6 VRAM e clock de memória de 6.001Mhz. O consumo de energia fica em 70W, de acordo com a Nvidia.

O RTX A2000 tem quase metade do tamanho do RTX 3090, tornando-o o menor GPU da linha Ampere.  (Fonte: The Verge, Nvidia/Reprodução)O RTX A2000 tem quase metade do tamanho do RTX 3090, tornando-o o menor GPU da linha Ampere. (Fonte: The Verge, Nvidia/Reprodução)Fonte: The Verge

Projetada para aumentar o desempenho em softwares de modelagem e renderização 3D, como Blender e Autodesk 3ds Max, a placa gráfica é baseada na arquitetura Ampere da Nvidia. Com isso, o produto inclui núcleos dedicados ao traçado de raio geração, Tensor Cores de terceira geração, ferramentas de inteligência artificial e suporte a PCIe 4.

De design compacto com cerca de 6,8 cm de altura e 16,7 cm de comprimento, quase metade do tamanho do RTX 3090, a GPU inclui um único ventilador para resfriamento e vem com quatro portas DisplayPort 1.4 na parte traseira, ideal para estações de trabalho com vários monitores. A empresa pretende chegar a consumidores que trabalham remotamente com a criação ou edição de suportes gráficos, podendo adaptar-se a postos de trabalho de diferentes portes.

A Nvidia terá empresas parceiras para lançar a RTX A2000 no mercado, sendo algumas delas Asus, Dell, HP e Lenovo. Assim, a placa de vídeo deve estrear em outubro com valor aproximado de US$ 450, ou R$ 2.347 em conversão direta.

Até o momento, a Nvidia não anunciou uma data para chegar ao Brasil, mas a GPU já tem um site oficial em nosso idioma.

Última atualização em 8 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Z Fold 3, Z Flip 3, Buds 2 e Watch 4 chegam ao Brasil em setembro

Next Article

iPhones ou Macs podem ter chips de 3 nm em 2022




Related Posts