Novo transportador da Stadler integra recursos e aumenta velocidade na classificação por sensores óticos
O novo transportador Stadler PX (foto) integra os melhores recursos dos transportadores BB e DB para classificação de sensores óticos
Segundo a Stadler, o seu novo transportador de aceleração atende à demanda por maior taxa de transferência na classificação automática baseada no sensor, que pode operar em velocidades de trabalho mais altas. Para alcançar o resultado desejado, a Stadler integrou os melhores recursos de seus transportadores BB e DB e aproveitou a oportunidade para introduzir uma série de melhorias. A empresa afirma que elas incluem um novo estabilizador de ar, que garante qualidade consistente de classificação em velocidades mais rápidas com materiais leves, resultando em excelente pureza da saída.
“Na Stadler, estamos sempre muito alertas sobre como as necessidades de nossos clientes evoluem. Estamos constantemente procurando maneiras de abordar essas mudanças, melhorando nossos produtos ou desenvolvendo novos”, explica Corinna König, gerenciamento de produtos de líderes de equipe. “Descobrimos que estávamos cada vez mais combinando nossos transportadores BB e DB nos projetos dos clientes para alcançar o resultado desejado, por isso desenvolvemos o PX, que combina os melhores recursos de cada um deles em um único transportador. Isso significa que nossos clientes agora têm apenas uma máquina para operar e manter, simplificando sua operação e reduzindo seus custos. E fomos além, porque aumentamos significativamente a velocidade da correia, mesmo com materiais leves, para que eles possam aumentar sua taxa de transferência com apenas uma máquina – e eles podem contar com níveis de pureza consistentemente alta.”
A empresa italiana Irigom SRL instalou 6 transportadores de PX em sua planta SSF (Secundário Solid Fuel), projetada para separar e recuperar todo o material valioso dos resíduos plásticos que recebem. O PET recuperado, PE-LD e PP são enviados para uma instalação de reciclagem, enquanto o resíduo é usado para produzir SSF de alta qualidade. Os transportadores operam há 3 meses, classificando materiais PET, PE-LD e PP para recuperação, metais e PVC, que são removidos do processo. Stefano Montanaro, CEO da Irigom, diz estar impressionado com os resultados: “O PX está funcionando muito bem. A velocidade rápida de até 4,5 m/s está nos permitindo aumentar significativamente a entrada total do material, mantendo um material de alta qualidade na saída.”
Alta taxa de transferência com excelente pureza de frações de saída
A Stadler afirma que o novo transportador PX incorpora quadros de construção sólidos e a longa vida útil de seus antecessores, os modelos BB e DB. Segundo a empresa, o transportador PX possui um espaço para instalar um sensor sob a correia e é facilmente compatível com sensores NIR e EM de vários fabricantes. Oferece uma velocidade de correia variando de 3,2 m/s a 4,5 m/s e pode ser especificada com dois motores para garantir o torque necessário na velocidade necessária. O tambor da cabeça está disponível na opção de dois diâmetros: 125 mm e 220 mm para o melhor descolamento do material.
O material no transportador é acelerado e endireitado, para que os sensores ajustados no espaço sejam capazes de detectar com precisão o material do transportador em todas as velocidades, assegura a Stadler. Um estabilizador opcional melhora ainda mais o desempenho, otimizando o posicionamento do material na correia com um fluxo de ar, afirma a empresa. O resultado é uma taxa de transferência mais alta, com qualidade de classificação consistentemente alta e níveis de pureza mais altos da fração soprada mesmo na velocidade máxima com materiais leves, como papel ou filme, garante a fabricante alemã.
Dimensões compactas para fácil transporte
O PX se beneficia de um tamanho compacto e foi projetado para facilitar o transporte. A estrutura, com a correia já montada, pode ser separada em três ou quatro seções, dependendo do comprimento do transportador. Eles podem ser empilhados para transporte e são simples de remontar no local. Mesmo o modelo com a correia mais larga de 2900 mm pode ser carregado em caminhões ou recipientes padrão, também reduzindo os custos de transporte.
Fundada em 1791, a Stadler dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 450 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação. Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.
Tags: Classificação de Resíduos, Plásticos, Reciclagem, Stadler, Stadler PX, Transportador, Triagem de resíduos
Última atualização em 22 de dezembro de 2022