O PICPlast auxiliou 15 empresas na gestão empresarial e financeira, além de estimular a competitividade
O PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), em parceria com o Sebrae, realizou o Projeto Encadeamento Produtivo PICPlast, no Rio de Janeiro.
A iniciativa tem o objetivo de auxiliar empresas do setor plástico na gestão de negócios e ampliação da competitividade.
A princípio, o projeto teve apoio do SIMPERJ (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro).
Bem como, contou com a participação de 15 companhias que inscreveram seus representantes para participarem do treinamento dividido em módulos.
Os módulos são de gestão financeira, marketing, líder coach e gestão de pessoas.
No total, as companhias tiveram um aumento de 63% na competitividade, 15% na produtividade e 10% no faturamento.
Para Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, o encadeamento produtivo tem como foco aumentar a competitividade.
Assim como, a cooperação, a competência tecnologias e de gestão das empresas.
Com isso, o projeto possibilita melhoria na gestão empresarial, produtiva e sustentável das micros e pequenas empresas do setor plástico.
Carvalho afirma: “Consequentemente, dessa forma gera empregos e contribui para o fortalecimento da economia local e nacional”.
Mudanças na gestão empresarial e financeira
Com todo auxílio prestado pelo projeto, umas das empresas que conseguiram implementar mudanças com base nos módulos, foi a Moldin3.
A companhia atua há 20 anos no mercado, sobretudo, no segmento de injeção de termoplásticos de engenharia.
Antes da pandemia a empresa estava em seu melhor momento, com ela veio a difícil. Sendo esse, um dos motivos do projeto, o auxílio na dificuldade gerada pela pandemia. A Moldin3, então, viu a oportunidade de melhorar.
De acordo com Amaury Ferraz, gerente administrativo e comercial da empresa, uma das áreas de maior melhoria foi o marketing.
O gerente administrativo explica: “A gente pecava em marketing digital. Mudamos a abordagem, trazendo mais personalização de acordo com diferentes clientes”.
Isso porque, ainda segundo Ferraz, antes a comunicação da empresa era focada apenas em um perfil de produto.
Dessa forma, eles conseguiram ter um ganho de quase 50% de produtividade e de 25% em maturidade de gestão.
Ferraz destaca: “Com a capacitação oferecida pelo PICPlast, conseguiremos implementar mudanças que nos geraram novos clientes e contratos”.
Além disso, outras empresas também relataram melhorias significativas, como a Plastimaq, que conseguiu um aumento de 23% de produtividade e 13% de maturidade de gestão.
Nesse sentido, segue a Focus Pack, que teve cerca de 10% em lucratividade, além de 17% em produtividade e 13% em maturidade de gestão.
PICPlast e Sebrae: a parceria de incentivo ao setor do plástico
Segundo a coordenadora estadual de encadeamento produtivo Sebrae RJ, Andréia Lopes, o intuito é estimular o crescimento das micro e pequenas empresas.
Empresas essas da cadeia produtiva do plástico.
Uma vez que, PICPlast é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem e ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico)
O PICPlast já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações em prol da imagem do plástico e programas de capacitações.
A coordenadora sinaliza que essa parceria entre o Sebrae e o PICPlast veio em uma hora muito oportuna.
Que foi o início da pandemia, momento em que as empresas tiveram que se reestruturar.
Ela finaliza explicando: “Teve mudanças na produção, no perfil do consumidor, e, por meio do programa, nós reestruturamos a gestão dessas empresas.”
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Última atualização em 21 de julho de 2022