Nova tecnologia evita o corte de coberturas metálicas para a instalação de telhas translúcidas

Nova tecnologia evita o corte de coberturas metálicas para a instalação de telhas translúcidas

Nova tecnologia evita o corte de coberturas metálicas para a instalação de telhas translúcidas

  • Solução foi patenteada por empresa catarinense
  • Ziplan: telha translúcida instalada em telhados zipados sem a necessidade de cortes na superfície metálica

Cobrir galpões com telhas metálicas contínuas e sem emendas (zipadas) é uma solução consolidada. Há um bom tempo também os construtores incluem nessas coberturas algumas telhas e domos translúcidos de policarbonato, com o intuito de aproveitar a luz natural. Ocorre que essa alternativa pode requerer o corte da cobertura, o que reduz a sua estanqueidade, além de facilitar o surgimento de áreas onde a água fica represada.

Com o aumento da demanda por grandes galpões logísticos e, em paralelo, a crescente preocupação com a conta de energia, empresas do segmento de cobertura começaram a pesquisar alternativas para evitar o seccionamento do telhado metálico e manter a área com iluminação natural.

Fabricante de telhas, domos e sistemas de ventilação, a Planefibra desenvolveu uma telha de compósitos (PRFV) tão translúcida quanto a de policarbonato, mas que pode ser usada em conjunto com a telha metálica sem a necessidade de corte do telhado.

“Criamos um sistema denominado Ziplan, que é composto por telhas translúcidas de PRFV com bordas metálicas, característica que possibilita a união a outros tipos de telhas pelo processo de zipagem e sem a necessidade de corte”, explica Valério Heuchling, gerente comercial da Planefibra. Para unir a telha de PRFV à borda metálica, a Planefibra utiliza um adesivo estrutural, o mesmo material usado na colagem de carrocerias de ônibus e cascos de lanchas.

Além de não prejudicar a estanqueidade da cobertura, a novidade desenvolvida pela Planefibra custa, em média, 30% menos do que opções de domos de policarbonato existentes no mercado, afirma a empresa. “Sem contar que o seu uso dispensa os diversos acessórios necessários para a instalação do policarbonato, o que colabora com a redução do custo total do projeto”, compara Heuchling.

De acordo com o gerente comercial da Planefibra, o profissional apto a instalar a telha Ziplan é o mesmo que está acostumado a trabalhar com as telhas metálicas zipadas – sua instalação é executada em paralelo à montagem das zipadas na cobertura. Também não há mudanças em relação ao equipamento (zipadeira) usado na instalação.

Fundada em 2007, na cidade catarinense de São Bento do Sul, a Planefibra é uma empresa especializada em soluções para iluminação e ventilação natural por meio da fabricação de telhas, domos, venezianas e chapas de materiais compósitos (Plástico reforçado com fibras de vidro – PRFV). Seus produtos estão presentes em construções industriais, comerciais e residenciais em todo o Brasil e em diversos países da América do Sul.

Curta nossa página no

Tags: Compósitos, Plástico Reforçado, Plásticos, Plásticos na Construção, PRFV, Telhas, Ziplan


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Embalagem para bebidas da Termotécnica é lançada para vinícolas e distribuidores na Wine South America 2022

Embalagem para bebidas da Termotécnica é lançada para vinícolas e distribuidores na Wine South America 2022

Next Article

O novo MacBook Pro da Apple esconde informações por trás do entalhe




Related Posts