Motoristas “levam bronca” de aplicativo ao dirigir usando celular ou desviar o olhar da pista
Sistema de telemetria pode emitir alertas aos condutores, como ‘cuidado, cuidado’ e ‘não desvie o olhar’, ao identificar possíveis riscos.
A importância dos sistemas de gestão de frotas
Fazer a gestão dos caminhões e motoristas da empresa não é uma tarefa simples. Por isso, os sistemas de gestão de frotas têm se tornado indispensáveis, pois em sua maioria, entregam dados de cada veículo – e motoristas – de forma rápida, organizada e precisa, que ajudam o time de gestão a entender o dia a dia dos condutores, a desenhar soluções que otimizam a operação e a melhorar estratégias de negócios.
Os sistemas de Telemetria
Alertas para os motoristas
Os sistemas de Telemetria, como são chamados, podem emitir sinais de alertas como: “Cuidado, cuidado”. Feito pausadamente depois de dois sinais sonoros (bips), é um dos avisos emitidos por uma tecnologia desenvolvida pela plataforma de gestão de frotas, a Infleet. Direcionados aos motoristas, esse e outros recados servem para lembrar quando é hora de descansar, ou ainda chamar a atenção para condutas ao volante.
“Não desvie o olhar”, “não se alimente”, “não fume” e “não use o celular” são outras frases ditas pelo sistema para chamar atenção do condutor. Advertências necessárias, já que estudos comprovam que o cansaço e problemas de saúde decorrentes de maus hábitos estão entre as principais causas de estafas (e, por consequência), de acidentes, sofridos por motoristas.
Detectando situações de risco
O sistema também detecta quando alguém não autorizado assume o volante. “Não reconheci você” é a frase emitida pela tecnologia da Infleet. Também, quando a operação é realizada incorretamente. “Violação no sistema”, assinala a voz.
Acompanhamento em tempo real
Todo o processo pode ser acompanhado em tempo real pelo frotista, quando situações como essas são identificadas, o gestor pode tomar as medidas necessárias para verificar o que está acontecendo. “É uma funcionalidade que auxilia no combate aos acidentes no transito”, acrescenta Victor Cavalcanti, fundador e CEO da Infleet.
A maioria dos condutores não percebe a importância desses cuidados. É o que demonstra o estudo “Condições de trabalho de caminhoneiros: percepções sobre a saúde e autocuidado”, de 2021, de autoria das pesquisadoras Adriana Maria Figuerêdo Batista e Rita de Cássia Lisboa Ribeiro, e de Kiriaque Barra Ferreira Barbosa. Foi constatado baixa autopercepção entre os condutores, e que estes se mostram “pouco estimulados ao autocuidado”. O estudo foi publicado na Revista Physis, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Benefícios dos sistemas de telemetria
Para Cavalcanti, os avisos contribuem para uma direção mais saudável. Ele explica como funciona a tecnologia: “Um sistema de telemetria, que consiste no acompanhamento em tempo real de cada veículo da frota. Pelo comportamento do motorista e do próprio veículo, a tecnologia identifica possíveis riscos, e emite os alertas”.
Resultados
Sistemas de gestão também ajudam a manter a segurança de toda a equipe, dos caminhões e das cargas. Além do rastreamento 24 horas, essas ferramentas permitem identificar o perfil de direção dos condutores – como aceleração e frenagem brusca. Com isso, os gestores podem orientar os motoristas quanto às condutas responsáveis e preventivas no trânsito.
Segurança não só para os próprios motoristas, como para passageiros; e ainda para os frotistas. Afinal, assinala o executivo, ao avisar sobre a necessidade de redobrar os cuidados, não fumar nem atender ligações ao volante, o sistema estimula uma direção que preserva a integridade pessoal e a proteção ao veículo e à carga transportada.
Além da proteção da vida, a telemetria proporciona ganhos de eficiência operacional da frota, “reduzindo-se os custos com abastecimento e manutenção, e garantindo um melhor desempenho dos veículos”, conforme pontua o CEO da Infleet.
O que você acha desses sistemas? Participe com a gente.
Última atualização em 30 de janeiro de 2024