MEAF mostra soluções de extrusão “verde” na K 2022

MEAF mostra soluções de extrusão “verde” na K 2022

MEAF mostra soluções de extrusão “verde” na K 2022

Menos energia, menos material e circularidade para as indústrias de embalagens e carpetes

Na K-2022, a maior feira do mundo para a indústria de polímeros, que acontece em Düsseldorf na Alemanha, de 19 a 26 de outubro, a MEAF Machines demonstrará suas melhores soluções de extrusão no estande A22 no Hall 17.

A MEAF afirma que os seus conjuntos de extrusão possuem uma pegada de carbono de 30 a 65% menor do que muitos de seus concorrentes, graças a um design eficiente, permitindo redução de custo com matéria-prima. Além disso, garante a empresa, sua flexibilidade de integração permite que as extrusoras da MEAF trabalhem com quase qualquer material termoplástico, incluindo biopolímeros e materiais reciclados, como flocos de garrafas e remoagem pós-consumo, ajudando os processadores de plásticos a se tornarem “verdes”.

Os fabricantes do setor de embalagens de alimentos estão sob enorme pressão de reguladores, comerciantes atacadistas e consumidores finais para que haja uma redução na quantidade de plásticos utilizados, mantendo a segurança alimentícia, atratividade e reciclabilidade. Em parceria com a fabricante suíça Promix Solutions, a MEAF adicionou recursos físicos de formação de material expandido às suas linhas de extrusão. Segundo a MEAF, isso permite uma redução ainda maior na utilização de material, sem comprometer recursos como empilhamento e resistência, graças ao uso de nitrogênio ao invés de butano e propano, frequentemente utilizados. Esse processo definitivamente não gera significativo impacto ambiental.

Um setor da indústria que recentemente iniciou o caminho para um futuro “mais verde” é o setor de carpetes e grama artificial, onde antes eram utilizados materiais não recicláveis, como betume e látex. Estes agora estão sendo substituídos por elastômeros termoplásticos (TPE e TPU) para o revestimento do carpete, permitindo que seus produtos se tornem totalmente recicláveis, ao invés de serem incinerados ou acabarem sendo descartados em aterros sanitários. No entanto, isso requer uma mudança considerável no processo de produção e uma nova maneira de pensar para muitos fabricantes de carpetes, razão pela qual a MEAF ajustou sua linha de teste interna para várias soluções de suporte ao desenvolvimento de carpetes.

Segundo a MEAF, a eficiência energética e de materiais sempre estiveram no centro da filosofia de design da empresa, muito antes de se tornar moda. Isso ajudou a empresa a se firmar em lugares distantes, onde a energia e as matérias-primas confiáveis são valiosas. “Essa é a vantagem de ser uma empresa relativamente pequena”, diz Elwin Houtekamer, diretor da MEAF Machines BV. “Somos mais ágeis que os grandes fabricantes e trabalhamos como parceiros iguais com fornecedores especializados e inovadores. Desta forma, estamos sempre na vanguarda da tecnologia de extrusão.”

Fundada em 1947, a MEAF projeta, desenvolve e constrói máquinas de extrusão para a indústria global de processamento de plásticos. A empresa é uma ‘one-stop-shop’ para extrusoras, abrangendo uma ampla gama de polímeros e aplicações. O sucesso da MEAF, afirma a empresa, decorre de uma abordagem centrada no cliente, inovadora e flexível, oferecendo suporte em todas as etapas do processo de produção. Os clientes da MEAF estão em diversos segmentos, desde fabricantes nos setores de embalagens de alimentos, descartáveis, aplicações médicas, pisos, indústria automotiva e de aviação etc.

Na K2022 a MEAF poderá ser visitada no booth A22 – Hall 17.

50

Curta nossa página no

Tags: Carpetes, Extrusão, Extrusoras, Feiras, K2022, MEAF, Plásticos


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Plasvale lança e-commerce voltado para pequenos comércios

Plasvale lança e-commerce voltado para pequenos comércios

Next Article

RTX 2060 é bom? Veja especificações e testes com a GPU da Nvidia




Related Posts