De 5 a 8 de Setembro foi realizada a Plast 2023, em Milão (Itália). Cinco anos após a última edição da feira, em 2018, seis pavilhões da Fiera Milano, em Rho, estiveram lotados com aproximadamente 1.300 expositores italianos, de outros países europeus e outros continentes. O clima foi de otimismo, com muitos expositores celebrando a volta do evento, normalmente trienal, que esteve suspenso nos últimos anos em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Mário Maggiani, Diretor Geral da Promaplast srl, organizadora da PLAST 2023, concedeu entrevista ao Blog do Plástico falando sobre as suas impressões sobre a feira e as perspectivas para o futuro.
Plast 2023: Resultados Positivos e Expectativas Alcançadas
A Plast 2023 correspondeu às suas expectativas?
– Maggiani: Sim, plenamente. Tanto em termos do número de expositores como de área total de exposição, os resultados foram muito positivos. Tivemos novos expositores e também empresas que voltaram a expor depois de duas ou três edições ausentes da feira. Mesmo tendo sido realizada isoladamente (sem a companhia de outras quatro feiras da Innovation Alliance, como ocorreu na última edição), a Plast 2023 contou com um número de visitantes aproximadamente igual ao que registramos em 2018. Do total de cerca de 1.300 expositores da Plast 2023, setenta por cento foram italianos (incluindo empresas estrangeiras através de suas subsidiárias locais e representantes na Itália). A área de exposição foi praticamente a mesma de 2018, ocupando 50 mil metros quadrados.
Plast 2023: Realização em Setembro e Próxima Edição
Por que a Plast 2023 foi realizada em Setembro?
– Maggiani: A resposta é bem simples: era a única data disponível no calendário de exposições da Fiera Milano, já que houve um completo remanejamento de datas de outras feiras nos últimos anos em virtude da Covid, de modo que a maioria dos eventos recentes teve datas diferentes daquelas em que normalmente ocorriam e necessitaram se ajustar entre si para não haver superposição com os calendários das outras feiras.
Quando será realizada a próxima edição da Plast?
– Maggiani: Em 2026, mantendo nossa periodicidade trienal, mas retornando para as datas originais do final da primavera (entre maio e junho)
Tendências Tecnológicas e de Mercado na Plast 2023
Qual as tendências tecnológicas e de mercado percebidas durante a Plast 2023?
– Maggiani: A principal tendência está relacionada com aspectos ambientais: máquinas que otimizam a quantidade de plástico processado, usando menos material, com menor consumo de energia, maior percentagem de plástico reciclado e que podem processar plásticos compostáveis. Além disso, uma forte ênfase na digitalização e a tendência de uso de inteligência artificial
Posicionamento do Mercado de Máquinas Italianas
Em termos de posicionamento de mercado, como se situam hoje as máquinas italianas?
– Maggiani: As máquinas italianas se destacam pelo seu alto nível tecnológico e também pela possibilidade de customização, principalmente no setor de extrusão. A indústria alemã continua sendo o
#Mario #Maggiani #Promaplast #plenamente #satisfeito #resultados #Plast #Milão #entrevistaÚltima atualização em 15 de setembro de 2023