Maragogipe celebra meio século de liderança em ILP e genética Angus em Mato Grosso do Sul
A fazenda Maragogipe, localizada no município de Itaquiraí (MS), comemorou seu cinquentenário como uma das principais referências em integração lavoura-pecuária (ILP) e genética Angus. O pecuarista Wilson Brochmann, dono da propriedade, organizou um Dia de Campo no ano passado para celebrar essa trajetória de sucesso, reunindo cerca de 600 pessoas, incluindo produtores rurais, autoridades políticas do setor agropecuário e profissionais agropecuários.
No evento, Brochmann destacou o pioneirismo da fazenda Maragogipe em Mato Grosso do Sul no cruzamento industrial e enfatizou o potencial de melhoramento genético presente nos plantéis do país. A fazenda sempre foi reconhecida pela sua consistência e qualidade no trabalho.
Pioneirismo na técnica de inseminação artificial em bovinos de corte
Em 1979, na fazenda Maragogipe, foi realizado o primeiro cruzamento industrial entre a raça Nelore e a genética Angus de bovinos. Esse marco histórico foi alcançado através da técnica de inseminação artificial, sendo o primeiro feito do tipo em Mato Grosso do Sul.
A partir desse momento, a propriedade se aprimorou cada vez mais na técnica de inseminação artificial e alcançou grande sucesso na constituição genética Angus e Nelore. Hoje em dia, 92% das matrizes da fazenda são precoces ou super precoces, além de serem exemplo de longevidade. Há animais com quase 20 anos de idade que continuam a parir bezerros com índices importantes.
Atualmente, a fazenda Maragogipe possui 61 touros em centrais e comercializou mais de 163 mil doses de sêmen em 2022. Essa marca representa quase 10% de toda genética bovina CEIP que circula no país.
Integração lavoura-pecuária e confinamento
Há cerca de 15 anos, a fazenda Maragogipe implementou a técnica de integração lavoura-pecuária, o que permitiu um melhor aproveitamento da área e resultou em uma melhoria na qualidade das lavouras de soja, milho e pastagens.
A propriedade também introduziu o sistema de confinamento, focado na produção de carne bovina de alta qualidade. Essa estratégia se mostrou extremamente eficaz para acelerar a produção e garantir uma carne de excelência.
A senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, pecuarista e conhecedora do trabalho realizado na fazenda Maragogipe, destaca a importância do pioneirismo de Brochmann na região e ressalta sua contribuição para o desenvolvimento do setor agropecuário local.
No vídeo acima, é possível conferir os detalhes dessa festa que celebrou os 50 anos de sucesso da fazenda Maragogipe, uma referência em produtividade e qualidade na pecuária de corte.
Última atualização em 15 de janeiro de 2024