Loja de plástico reciclado
O Boticário inaugurou um novo modelo de loja temporária, feita inteiramente de plástico reciclado. A primeira pop up está localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
As paredes, o teto e o piso foram construídos apenas com resíduos plásticos gerados por indústrias. A princípio, são 3 toneladas de material reaproveitado em cada unidade.
Ao lado da loja, a fabricante de cosméticos instalou uma espécie de aquário, que apresenta todas as etapas de reaproveitamento do plástico.
Sobretudo, o processo se inicia com uma embalagem vazia, que é triturada e transformada em uma placa plástica de alta resistência.
Além disso, instalação também apresenta as famílias de recicladores, elo importantíssimo da cadeia de produção.
O espaço da loja é de 47 m². A ideia surgiu da necessidade de criar novos modelos de apresentação e venda dos produtos.
Inicialmente, a empresa considerou utilizar contêineres marítimos para as lojas temporárias. A opção de plástico reciclado, no entanto, se mostrou mais impactante em termos de benefícios ambientais.
Os planos são abrir nove lojas de plástico, contando com a do Ibirapuera. As próximas pop ups estão previstas para: três em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul, duas no Paraná e uma no Ceará.
Unidade para economia circular
O Grupo Renault incorpora nas atividades uma nova unidade de negócios dedicada à economia circular na cadeia do setor automotivo.
Segundo a companhia, somente de 20% a 30% de materiais reciclados provenientes de todos os setores da indústria são reaproveitados.
Para o grupo, portanto, há um potencial subestimado capaz de gerar negócios, bem como promover desenvolvimento tecnológico.
A unidade surge também com o propósito de ter portas abertas para todas as fabricantes do setor, não só para o Grupo Renault.
A princípio, a nova unidade tem parceria das subsidiárias Gaia, Indra e Boone Comenor (empresas de coleta, reciclagem de peças e tratamento de veículos ao fim da vida útil).
Bem como, da planta industrial Refactory, na cidade francesa de Flins, casa dos elétricos da fabricante.
Segundo o CEO do grupo, Luca de Meo, a missão da unidade é expandir suas atividades com planos estratégicos ambiciosos e novas perspectivas de mercado.
Assim, oferecendo soluções de reciclagem em ciclo fechado, ou seja, do automóvel para o automóvel.
Sobretudo, a nova empresa nasce com meta de atingir faturamento superior a € 2,3 bilhões e margem operacional acima de 10% até 2030 por meio de seu portfólio de atividades.
Embalagens que viram passagem
Em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste de Torres Vedras, Portugal, foram colocados depósitos para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis.
Os cidadãos podem deixar os recipientes e receber em troca vales de 0,05 e 0,02 euros para descontar nos transportes públicos da região Oeste ou entre estes concelhos e Lisboa.
Ao fim de dois meses, os municípios vão reavaliar o projeto em função da adesão da população.
O presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, explica: “Se chegarmos à conclusão de que há vales que não são usados, vamos pensar numa outra solução como a doação dos vales a uma instituição social”.
Sobretudo, o programa representa um investimento de um milhão de euros, sendo financiado a 90% pelo EEA Grants e nos restantes 10% pelos municípios.
Em todo o país, o EEA Grants financia oito projetos nacionais que consistem em ter sistemas de depósito para reciclagem de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis em troca de vales de desconto.
Além da região Oeste, estão a decorrer projetos idênticos no arquipélago dos Açores, Porto Santo (Madeira), Vila Real, Lisboa, Cascais, Mafra e na Universidade de Aveiro.
O “Oeste + Recicla” é um dos dois projetos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. O novo modelo de loja da O Boticário é feito com 3 toneladas de material reciclado. O grupo Renault lança nova unidade dedicada à economia circular. Com o programa “Oeste + Recicla” os cidadãos vão poder trocar latas e embalagens de plástico de bebida por vales de desconto dedutíveis nos transportes públicos
Última atualização em 29 de outubro de 2022