Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Antecipadamente, hoje você vai ver mais sobre a nova solução para limpeza dos oceanos, a ‘ilha flutuante’ para recolher plástico no mar e o colecionador com quase 2 mil objetos de plástico em casa.
Nova solução para limpeza dos oceanos filtra microplásticos usando ondas acústicas
Pesquisadores descobriram recentemente uma nova técnica para limpar os oceanos dos microplásticos. Em suma, os microplásticos são partículas de polímeros sintéticos pequenas oriundas da produção de lixo humana.
A maior parte dessas partículas ficam acumuladas no oceano e, por isso, elas colocam a vida marinha em risco. Mas os cientistas estudam a possibilidade de usar ondas acústicas como uma solução para esse problema.
Na pesquisa, em suma, os pesquisadores utilizaram alto-falantes para saber como os microplásticos se comportam frente a ondas acústicas.
Portanto, ao fazer o experimento, os pesquisadores descobriram que as ondas são capazes de separar os microplásticos. Do mesmo modo, eles fizeram um tubo com três divisórias e o canal do meio concentrou 58% das partículas de plástico em água do mar e 56% dos microplásticos em água doce.
Agora, os pesquisadores desejam entender quais são as frequências mais adequadas e qual o volume do som que pode ser ainda mais eficiente para fazer esse tipo de limpeza no oceano.
No entanto, caso resultados animadores apareçam, os cientistas desejam aplicar sistemas de teste para melhor a higiene do mar e garantir que as águas oceânicas estejam cada vez mais seguras para a vida marinha com a limpeza do oceano.
Por fim, outra missão é fazer com que as ondas não afetem a vida de peixes e outros animais.
Leia também combustível de plástico.
Arquiteta desenvolve ‘ilha flutuante’ para recolher plástico no mar
A arquiteta eslovaca Lenka Petráková desenvolveu um “continente flutuante” de 900 mil m² capaz de recolher objetos plásticos, realizando a limpeza do oceano e usá-los para produzir energia para a estrutura.
Além disso, o projeto foi premiado internacionalmente em categorias que avaliam as inovações para o mar.
Batizado de Oitavo Continente, a estrutura auto sustentável tem como objetivo recolher o plástico que flutua na região norte do oceano Pacífico, área conhecida por concentrar grandes quantidades de resíduos.
O topo do Oitavo Continente tem como projeto abrigar, por exemplo:
- Três centros de educação e pesquisa;
- Estufas com jardins hidropônicos;
- Uma usina de dessalinização de água.
Na estrutura central da Ilha Flutuante funcionarão os aposentos dos funcionários, usinas de reciclagem do material coletado e um observatório, além da torre de navegação.
A criadora espera que o projeto possa ser financiado por alguém de alta renda.
Colecionador de objetos de plástico monta galeria com quase 2 mil peças em casa
Há quase 40 anos, o acadêmico Gerson Lessa coleciona objetos dos mais diferentes tipos de plásticos. São cadeiras, rádios, mesas, telefones e centenas de outros objetos que ele guarda com absoluto cuidado no apartamento onde mora, em Niterói, no Rio de Janeiro.
A obsessão pelos objetos veio ainda na época da faculdade, quando sua turma visitava fábricas para analisar os materiais que eram produzidos. Em 1985, Gerson encontrou o livro que mudaria sua vida perdido em uma livraria.
Era “Classic Plastics”, da pesquisadora britânica Sylvia Kats. Quando o professor abriu as páginas da obra, percebeu que ali sua vida mudaria para sempre.
As imagens de utensílios domésticos analisadas sob a perspectiva do design fizeram com que ele quase que imediatamente decidisse começar a coleção. A decisão até hoje o faz receber olhares tortos e críticas pouco esclarecidas, como ele mesmo diz, de conhecidos.
O acervo de objetos de Gerson foi criado a partir das mais variadas buscas. Antes da pandemia, ele era figura carimbada em feiras de antiguidade não só no Rio de Janeiro, como em outras cidades pelo Brasil.
Por outro lado, sempre buscou produtos do seu interesse em sites de leilão, como o eBay, ou simplesmente andando pela cidade mesmo.
Estas e mais matérias sobre o mundo do plástico você encontra aqui na plasticodeengenharia, com notícias atuais e conteúdos de valor sobre todo o setor.
Última atualização em 3 de agosto de 2022