Interplast terá exposição de grafeno aplicado ao plástico

Interplast terá exposição de grafeno aplicado ao plástico

Um estande na feira mostrará as inúmeras aplicações do grafeno na indústria do plástico, como a criação de materiais plásticos mais leves e tão resistentes quanto o aço

A Messe Brasil, organizadora da Interplast, acaba de estabelecer parceria com a Zextec Nano, divisão da Zextec, especializada em melhoria de processos industriais, com foco no desenvolvimento de nano soluções a partir do grafeno aplicado ao plástico, que permite produzir plásticos mais resistentes do que o aço.

Portanto, na feira será apresentada a tecnologia do grafeno para polímeros, o que atribui melhores propriedades térmicas e mecânicas às peças plásticas. 

No entanto, o uso do grafeno permite também, melhorias no processo de moldagem do próprio material, reduzindo ciclos de produção em processos de injeção. 

As aplicações podem ser feitas em termoplásticos, termorrígidos, bem como elastômeros.

Em compósitos, que já tem a função de substituir outros materiais em ganhos de resistência mecânica e redução de peso, o uso do grafeno potencializa ainda mais essas propriedades. 

As aplicações são feitas em compósitos para prototipagem e resinas especiais. Mas, para aplicação em embalagens, a grande vantagem do grafeno é a propriedade bactericida. 

Como resultado, o uso de embalagens com grafeno para produtos perecíveis aumenta o tempo de armazenamento e reduz os custos de produção.

Além do estande na feira, a parceria viabiliza a realização do Seminário, no dia 6 de abril, sobre a produção tecnológica do grafeno, como surgiu, aplicação no mercado, como viabilizar projetos de investimento na indústria do plástico e um painel com empresas que usam a tecnologia.

Tecnologia do grafeno

grafeno aplicado ao plástico

O grafeno vem sendo considerado um material de 1001 utilidades é um dos elementos que vão revolucionar a indústria tecnológica devido a sua resistência, leveza, transparência e flexibilidade, além disso, é um ótimo condutor de eletricidade.

Portanto, na prática, o grafeno é um material mais forte (200 vezes mais resistente do que o aço), mais leve e mais fino que existe (espessura de um átomo). 

Então, para se ter ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas tem a altura de 1 milímetro. 

Além disso, pode ser mergulhado em líquido, sem enferrujar ou danificar a composição, e é extremamente barato para ser produzido.

Leia também a Braskem, que fecha ciclo de economia circular.

Sobre a Zextec Nano

A Zextec Nano é resultado de uma parceria da empresa Zextec, da Universidade de Caxias do Sul, do UCSGRAPHENE e do Tecnoucs. 

O maior desafio das empresas e desenvolvedores que apostam na tecnologia é tornar a produção do material viável comercialmente e em larga escala – a maioria dos testes é feita hoje em laboratórios. 

Esse cenário deve mudar com a chegada de novos procedimentos, que tentam viabilizar a fabricação do grafeno para as massas. 

Diversos estudos internacionais e, dentro do Brasil, vêm se mostrando promissores para o avanço da era do grafeno.

Serviço
Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 5 a 8 de abril de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
Organização: Messe Brasil

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Última atualização em 29 de julho de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Interplast conta com workShops Gratuitos de Expositores

Interplast conta com workShops Gratuitos de Expositores

Next Article
Interplast terá fórum de economia circular

Interplast terá fórum de economia circular




Related Posts