Para reconhecer as boas práticas ambientais, sociais e de governança, a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), criou uma premiação para avaliar pequenas e grandes indústrias nesse quesito.
Se as grandes indústrias têm mais capital e consultoria para implantar projetos inovadores de sustentabilidade, as pequenas indústrias, com esforço e criatividade, não ficam atrás.
Isso porque, no ano passado, a vencedora do Prêmio Sesi ODS na categoria pequenas indústrias foi de Maringá.
.
A fabricante de equipamentos metálicos para pecuária começou a trilhar o caminho da sustentabilidade com uma ação singela: eliminando utensílios de uso único, como copo descartável.
Assim, cada funcionário ganhou um copo reciclável e a economia gerada foi de 5 mil copinhos plásticos por mês.
O passo seguinte foi mais ousado, sendo ele um sistema de coleta e reaproveitamento da água de chuva.
Dessa forma, é capaz de gerar uma economia de 50 metros cúbicos por mês na temporada mais chuvosa.
Ou seja, é água suficiente para abastecer quatro famílias de quatro pessoas cada por um mês.
Tratamento de água e usina de energia solar
A fábrica utiliza muita água para a lavagem das peças metálicas. Além de coletar a água da chuva, o sistema também trata a água residual que vai para a rede de esgoto.
Além disso, a empresa também tem uma usina de energia solar, que produz um terço da energia consumida pela fábrica.
E a meta é ampliar os painéis fotovoltaicos e chegar a 70% da energia necessária para movimentar as máquinas.
Isso porque, em dois anos foram retiradas do ambiente 56 toneladas de carbono.
A diretora presidente da fábrica, Mariana Beckhauser, diz que toda indústria gera impacto, a questão é o que fazer para reduzir os danos.
Ela destaca que: “O negócio só é saudável, só dá lucro, se ele estiver promovendo saúde para o meio em que está inserido”.
Para Carlos Walter Martins Pedro, presidente da Fiep, essa preocupação com a sustentabilidade não é despesa, é investimento, que retorna em valor econômico para a empresa.
Sobretudo, o Prêmio Sesi ODS reconhece práticas que ajudem a alcançar até 2030 os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
E a fabricante de equipamentos metálicos foi premiada novamente este ano no Prêmio Sesi ODS 2022 na categoria inovação.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
A premiação realizada pela Fiep tem como foco enaltecer as inovações sustentáveis desenvolvidas por pequenas e grandes indústrias. Com isso, a federação das indústria busca incentivar as boas práticas ambientais nos segmentos industriais
Última atualização em 12 de dezembro de 2022