De acordo com a estimativa do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, a atual evolução industrial tem alta procura por profissionais completos, que saibam planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e equipamentos eletromecânicos. Já que as indústrias estão cada vez mais tecnológicas e inovadoras.
A princípio, o estudo é realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, que busca identificar demandas futuras por mão de obra. Assim como, orientar a formação profissional de base industrial no país.
Por isso, aponta que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Apenas de nível técnico, a expectativa é que as indústrias precisam de 124,9 mil profissionais.
.
Uma dessas profissões é a de Técnico em Eletromecânica. Esse profissional trabalha com a montagem e a manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados.
Assim, podendo trabalhar em diversos processos de fabricação convencionais ou computadorizados, como indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespacial, automobilística, metalomecânica e plástico.
Formação e o mercado de trabalho
Em termos de reconhecimento e empregabilidade, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021, divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), revelou que em cada dez alunos formados pela instituição, sete estão empregados.
Nesse sentido, em 2020, uma pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas revelou que 62% dos alunos matriculados no Senai Paraná conseguem um emprego em até 6 meses.
Além disso, têm 50% mais chances de trabalho com carteira assinada e as oportunidades de promoção também são maiores (34%).
Em contrapartida, um levantamento feito pela empresa de soluções para recursos humanos Infojobs mostra que 84,1% das empresas estão com mais dificuldade para contratar profissionais do que em anos anteriores à pandemia.
Com isso, é refletido o aumento da procura por profissionais qualificados pela indústria. Uma vez que, 62,6% dos entrevistados destacam que encontrar profissionais qualificados é o maior desafio.
Sobretudo, as pessoas entrevistadas são de empresas que atuam em diversos segmentos, mas os setores que mais concentram os entrevistados são comércio, mecânica, TI e administração.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
A indústria 4.0 exige um novo tipo de perfil profissional, com domínio em novas ferramentas e qualificação que abrange outros idiomas e competências
Última atualização em 12 de janeiro de 2023