Aparentemente, a Nvidia está se preparando para lançar o GeForce GT 1010, sua mais nova placa gráfica baseada na antiga arquitetura Pascal. Embora a empresa não tenha mencionado a existência da chapa em seu roteirosdrivers de modelo já estão listados no site do fabricante e benchmarks de hardware já apareceram na internet.
Com base nas informações listadas nos drivers e em um teste recente de GPU realizado no Geekbench, a placa 256 núcleos CUDA, 2GB de memória e boost clock de 1,468 MHz. As informações também apontam para 6 Gbps de memória GDDR6.
O antecessor do GT 1010, o GT 1030 foi lançado em 2017 como um cartão básico para jogadores casuais de PCFonte: NVIDIA/Reprodução
modelo de entrada
A nova placa gráfica é baseada no GPU Pascal GP108 14nm, que é encontrado no antecessor GeForce GT 1030, 2017. No entanto, um terço dos núcleos CUDA foram desabilitados no modelo mais recente, reduzindo seu poder de desempenho. Com isso, o GT 1010 passa a ser 35% mais lento que o GT 1030 — resultados médios das APIs de teste do Geekbench (CUDA, Vulkan e OpenCL).
Desempenho da nova placa gráfica NVIDIA GeForce GT 1010 por pontuação CUDA, no GeekbenchFonte: Geekbench/Reprodução
As especificações fazem com que a GT 1010 se posicione no mercado como uma placa de entrada, mas não será destinado ao consumidor final. Especula-se que o produto atenderá sistemas OEM, integrando eletrônica com suporte a vídeo. de acordo com Techsporté possível que o modelo substitua a GT 710, uma placa baseada na microarquitetura Kepler 2012.
sem data de lançamento
A existência do GT 1010 foi tornada pública pelo YouTuber do canal Dapz, que encontrou o modelo da placa de vídeo na página de download do driver do fabricante. Após a descoberta, ele ligou para um representante da Nvidia, que confirmou a existência do cartão e acrescentou que ainda não foi lançado no mercado.
Drivers para GeForce GT 1010 estão disponíveis para download no site da NVIDIAFonte: Videocardz/Reprodução
Última atualização em 13 de setembro de 2022