Feira Interplast apresenta tecnologias em máquinas e equipamentos possibilitam melhorias nas indústrias de transformação do Plástico
A Interplast 2022 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que será realizada de 5 a 8 de abril, em Joinville, reunirá um acumulado de três anos de lançamentos em máquinas e equipamentos, considerando que a feira não foi realizada no período da pandemia. As inovações passam a ser uma importante alternativa para as indústrias de transformação do Plástico investirem na modernização dos parques fabris e melhorias dos processos.
A ARBURG, uma das fabricantes líderes mundiais de injetoras de altíssima qualidade para processamento de plásticos, apresenta na Interplast a injetora elétrica Golden Electric. Segundo a empresa, as máquinas elétricas ARBURG são potentess e, ao mesmo tempo, econômicas, tendo o dimensionamento perfeitamente graduado e se ajustando a qualquer aplicação. A injetora Golden Electric é o modelo básico da companhia. Entre os diferenciais, destacam-se os tempos de ciclo seco curtos e os movimentos simultâneos. O preenchimento do molde é reprodutível, a demanda de energia excepcionalmente baixa, além dos baixos requisitos de refrigeração e baixo nível de ruído, garante a empresa.
Especializada na fabricação de máquinas com tecnologia de fibra óptica, a Welle Laser leva para a Interplast o portfólio de máquinas de marcação e corte laser. As máquinas para marcação e gravação laser atendem os mais diversos mercados, com soluções para marcar polímeros e metais com quatro linhas de máquinas, aderentes a qualquer demanda do cliente.
A Unic Brasil leva para a Interplast máquinas injetoras de Plástico e destaca as novas tecnologias para processos de injeção. Segundo a empresa, as injetoras contam com a tecnologia diferenciadas para dosagem elétrica e são flexíveis para uso nos mais diferenciados processos de injeção de peças termoplásticas, com baixo consumo de energia. A máquina em destaque da Único Brasil na feira é da fabricante LK e vem equipadas com tecnologia de servomotores, aplicados na bomba hidráulica e na dosagem. Essa característica resulta em uma máquina injetora híbrida e com movimentos simultâneos.
A máquina injetora de Plástico FIT-280 que opera com simultaneidade de movimentos será o destaque da TSONG na Interplast. A simultaneidade de movimentos combinada com a configuração do conjunto de injeção e acionamento por servo motor garantem menor tempo de ciclo, aumentando a produtividade com economia de energia elétrica. A série de máquinas possui forças de fechamento variando de 90 a 1600 toneladas e o acionamento servo motor resulta em economia de energia de até 75%, comparado às máquinas de motor convencional, afirma a empresa. A série de injetoras FIT pode ser adaptada para qualquer tipo de aplicação, atendendo às normas de segurança de NR-12 e contando com dois anos de garantia do fabricante.
Os visitantes da Interplast terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as linhas de reciclagem de PE, PP e PET e a estação de tratamento de efluentes industriais da Seibt. Uma linha de reciclagem de PET de 1.500Kg/h é capaz de reciclar aproximadamente 45.000 garrafas PET por hora. A estação de tratamento de efluentes industriais da Seibt é um sistema desenvolvido para tratamento, reuso e emissão correta do efluente líquido e do lodo gerado no processo de reciclagem de plásticos.
A Cortadeira Rebobinadeira Vemax VRXS STDH é o lançamento que a Vemax leva para o estande da Interplast. O equipamento conta com eixos diferenciais e foi desenvolvida para trabalhos pesados com papel, filmes plásticos ou autoadesivos, atendendo a empresas de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas. A cortadeira rebobinadeira Vemax possui o Sistema integrado de Controle, que, através de uma rede interna, possibilita a comunicação direta com o PLC da máquina e com todos os outros componentes eletrônicos. Com essa tecnologia é possível fazer qualquer reparo ou mudança de programação a distância e online.
Uma célula de produção inteligente compreendendo injetora, robô e periféricos, totalmente integrada e com automação, será o destaque da Wittmann Battenfeld em seu estande na Interplast. O produto é voltado para os transformadores de Plástico por injeção. Com a integração, é possível estabelecer a comunicação entre os equipamentos de fabricação, produtos e seus componentes para alcançar uma produção eficiente e personalizada. A célula de produção conta com tecnologia da biblioteca modular Wittmann 4.0, que contempla inúmera possibilidades. O foco é voltado para funções inteligentes para auto-otimização dos aparelhos individuais, uma plataforma uniforme para transmissão de dados entre a injetora e os periféricos da Wittmann, vários módulos para serviço e manutenção, além da facilidade de integração em um sistema MES.
A presença da SIMCO Máquinas na Interplast será uma oportunidade para as indústrias do segmento Plástico conhecerem de perto as máquinas de alta tecnologia, conectadas com a indústria 4.0. A SIMCO apresenta suas linhas em injetoras termoplásticas, periféricos, centro de usinagem e bancada expositora 3D. As máquinas industriais da SIMCO são voltadas para os segmentos de usinagem, transformação de plásticos e impressão 3D.
Especializada na produção de termoformadoras, a MTF lança na Interplast seu novo modelo de termoformadora de alta produção para o segmento de embalagens. Os equipamentos contam com um novo visual e estrutura de rápida assistência técnica para toda a América Latina. As termoformadoras foram desenvolvidas com tecnologia 100% nacional, com reduzido consumo de energia em relação a equipamentos com menos tecnologia, afirma a empresa.
A fabricante de máquinas injetoras de Plástico Haitian leva para a Interplast a terceira geração de injetoras com sistema de algoritmos inteligentes. As máquinas com algoritmos inteligentes são preparadas para integração MES e o futuro Learning Machine. A Haitian afirma que, com a terceira geração das suas injetoras, o cliente adquire um sistema com uma plataforma inteligente, de fácil adaptação e conectividade com os sistemas MES existentes no mercado. A capacidade de personalização permite a integração em processos automatizados, celulares e linhas de produção.
Especializada no desenvolvimento de moldes, a Sulbras aproveita sua participação na Interplast para apresentar ao mercado o novo Centro de Tecnologia de Moldes, com capacidade de produção de moldes de até 10 toneladas. Segundo a empresa, o Centro de Tecnologia de Moldes está equipado com máquinas de última geração e tem capacidade de atuação desde o desenvolvimento do molde até o ciclo de aprovação da peça injetada, por meio de equipe técnica qualificada.
Com atuação focalizada na indústria de transformação do Plástico, a CPicolo leva para o estande da Interplast soluções para linhas de extrusão de tubos, filmes, chapas e reciclagem, incluindo um portfólio de periféricos para estas linhas. A empresa representa no mercado brasileiro fabricantes mundiais relevantes como CYCJET, Bayerteq, Econ, FB Balzanelli, iNOEX, Omipa, Rollepaal, Tecnomatic, Tecno System, Tecom e Unicor.
Referência em projetos e fabricação de equipamentos para solda de materiais termoplásticos, a Cemas do Brasil apresentará na Interplast tecnologias inovadoras no mercado nacional para solda de termoplásticos, como laser e nanoSTAKE. Segundo a empresa, o principal diferencial das tecnologias está na alta produtividade, qualidade estética, repetibilidade e confiabilidade do processo.
A multinacional japonesa Aoki, fabricante de máquinas e moldes para a produção de embalagens plásticas e líder no mercado de embalagens especiais, leva para Interplast a tecnologia de processamento ISBM. A tecnologia permite a moldagem por injeção-estiramento-sopro em estágio único ou ciclo quente, sem reaquecimento de preforma.
Referência no mercado por representar marcas internacionais líderes em soluções e tecnologias para a indústria do Plástico, a BY Engenharia expõe máquinas e equipamentos voltados para o aumento de produtividade e qualidade dos produtos. Entre os destaques está o equipamento para cortar e chanfrar tubos de PVC sem remoção de material da italiana SICA, fabricante de máquinas para processar tubos plásticos.
Líder mundial no fornecimento de máquinas e equipamentos voltados para indústria transformadora de Plástico, a Milacron lança na Interplast a nova série (-B) da já conceituada linha de máquinas injetoras elétricas Roboshot, controladas por inteligência artificial, assim como as novas soluções em sistemas de câmara quente e sofisticados controladores de temperatura da canadense Mold Masters. Segundo a empresa, a sua nova tecnologia de máquinas para moldagem por injeção totalmente elétrica traz maior velocidade de injeção, movimentos mais suaves e silenciosos e ainda mais economia de energia. Sua performance resulta em maior produtividade, maior precisão e qualidade das peças e baixíssimo custo de manutenção, garante a Milacron.
Os Chillers da Evacon são resfriadores de líquidos especialmente desenvolvidos para processos industriais, feitos para suportar ambientes extremos, sendo duráveis e confiáveis. De acordo com a empresa, os equipamentos tem como finalidade produzir água gelada de forma eficiente e com baixo custo operacional e de forma totalmente autônoma, pois são construídos com tecnologia de ponta, tendo em seu coração compressores herméticos scroll, condensadores resfriados a ar ou água, evaporador de placas e controle através de painel CLP.
Serviço
Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
EuroMold – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos
Data: 5 a 8 de abril de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
Organização: Messe Brasil
Tags: Feiras, Interplast, Plásticos
Última atualização em 22 de dezembro de 2022