Fabricante chinesa de máquinas Jwell adquire a alemã Kautex Maschinenbau
Introdução
Um marco importante foi alcançado na reestruturação da Kautex Maschinenbau GmbH: a Jwell Machinery está investindo na empresa, permitindo, assim, a continuação das suas operações.
Operações continuadas pela Jwell Machinery
A empresa alemã Kautex Maschinenbau GmbH, especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas de moldagem por sopro (via extrusão), está tendo as suas operações continuadas pela empresa chinesa Jwell Machinery desde 1º de janeiro de 2024.
Todas as entidades da Kautex Maschinenbau GmbH e a ela relacionadas foram vendidas à Jwell, exceto a empresa Kautex Shunde, sobre a qual um acordo está à vista. Todos os ativos materiais e a totalidade das operações comerciais da Kautex foram transferidas para o investidor chinês. A partir de 1º de janeiro de 2024, a nova empresa – Kautex Maschinenbau System GmbH – assumirá todas as funções da antiga empresa. As partes concordaram em não divulgar os preços de compra e os termos adicionais da reestruturação.
Parceria estratégica
“Com a Jwell como um novo parceiro forte, ao lado da Kautex Maschinenbau System GmbH, temos um futuro brilhante pela frente. A Jwell corresponde a um encaixe estratégico para nós. Eles têm uma forte experiência na fabricação de máquinas para plásticos. Eles têm a capacidade financeira para completar a transformação da Kautex e estão empenhados em aumentar ainda mais a nossa pegada local de manufatura e serviços com o objetivo de criar um líder de mercado mundial no negócio de moldagem por sopro”, afirma Thomas Hartkämper, CEO do Grupo Kautex.
Continuidade das operações em Bonn
A Jwell assumiu 50% dos funcionários da Kautex Maschinenbau GmbH em Bonn, 100% dos funcionários das outras entidades e pretende continuar focalizando em soluções de produção na unidade de Bonn, que continua sendo a sede da empresa, com foco em fabricação, P&D e serviços. Além disso, a Kautex Maschinenbau GmbH em Bonn será a terceira base de produção internacional da Jwell.
Primeiros ajustes na gestão
Para os funcionários que não foram transferidos para a nova empresa, foi instalada uma empresa de transferência para qualificá-los para novas oportunidades de trabalho externas, afirma a Kautex Maschinenbau System GmbH.
A Kautex continua a ser uma operação independente dentro do Grupo Jwell e pretende ser a sua Marca Premium. Com a transferência para uma nova empresa e o novo dimensionamento do quadro de pessoal, os primeiros ajustes na gestão já foram executados. Julia Keller, ex-CFO e CHRO da Kautex, deixou a empresa por vontade própria e foi substituída por Jun Lei como CFO. Maurice Mielke, que até o final de dezembro de 2023 era o Diretor Global de P&D da Kautex, foi promovido a CTO e CHRO. Paulo Gomes, ex-CTO do Grupo Kautex, decidiu deixar a empresa, a partir de 1º de fevereiro.
Antecedentes da transação
Uma multiplicidade de fatores exógenos forçou o Grupo Kautex Maschinenbau a atravessar um processo contínuo de transformação global desde 2019, com o objetivo de realinhamento. Isto foi, em parte, uma resposta à transformação na indústria automotiva e à mudança disruptiva dos motores de combustão para os elétricos, afirma a Kautex.
O Grupo Kautex Maschinenbau afirma já ter concluído com sucesso grande parte do processo de transformação que foi iniciado, além de ter implementado medidas com resultados positivos. Uma nova estratégia corporativa foi desenvolvida e implementada globalmente. Além disso, foi lançada uma iniciativa de produto que permitiu à Kautex estabelecer-se diretamente como um dos líderes de mercado nos novos segmentos de mercado de embalagens industriais e futuras soluções de mobilidade, afirma a empresa. O portfólio de produtos e o conhecimento de processos foram harmonizados com sucesso entre as unidades da Kautex em Bonn, na Alemanha, e Shunde, na China, assegura a empresa.
No entanto, segundo a Kautex, uma série de factores exógenos dificultou e retardou o processo de transformação desde o seu início. Por exemplo, afirma a empresa, a pandemia global de Covid-19, o processo disruptivo das cadeias de abastecimento globais que se sucedeu e os gargalos de abastecimento tiveram um impacto negativo no realinhamento da empresa. Para complicar ainda mais a situação, o aumento dos preços devido à inflação, as incertezas políticas globais e a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha também tiveram sua parcela de contribuição, afirma a Kautex.
Sobre a Jwell Machinery Co.
Jwell Machinery Co Ltd é um dos principais fabricantes de extrusoras na China, especializada no fornecimento de equipamentos de extrusão de alta qualidade para diversas indústrias. Além de múltiplas fábricas na China, a Jwell expandiu o número de fábricas no exterior para três através desta transação. A empresa familiar emprega cerca de 3.500 pessoas.
Conclusão
A aquisição da Kautex Maschinenbau pela Jwell Machinery é um marco importante na indústria de moldagem por sopro. Essa parceria estratégica permitirá que a Kautex continue suas operações e alcance um nível mais alto de excelência na fabricação de máquinas para plásticos. Com a Jwell como parceiro, a Kautex está posicionada para se tornar um dos líderes mundiais nesse setor.
Última atualização em 24 de janeiro de 2024