Evonik desenvolve poli-alfa-olefinas amorfas sustentáveis para a indústria de adesivos
- Matérias-primas para adesivos produzidas com biomassa > 90%
- Redução do uso de recursos fósseis
A Evonik afirma ter ampliado seu portfólio de poli-alfa-olefinas amorfas para a indústria de adesivos mediante a inclusão de uma linha de produtos sustentáveis. Segundo a empresa, os seus novos produtos, comercializados sob a marca Vestoplast eCO, possuem certificação ISCC PLUS em relação ao seu teor de materiais sustentáveis com balanço de massa superior a 90%. A fabricante diz que o uso dessas matérias-primas sustentáveis reduz de maneira significativa as emissões de CO2 na comparação equivalente com o Vestoplast, produzido por fonte petroquímica. Ao usar energia renovável na produção, pode-se reduzir adicionalmente a pegada de CO2.
O Vestoplast é usado principalmente como matéria-prima em adesivos hotmelt aplicados em indústrias variadas, tais como os setores de higiene, automotivo, embalagens e processamento de madeira. O teor de biomassa do Vestoplast eCO é calculado segundo o método do balanço de massa: em outras palavras, o produto é fabricado usando uma mistura de recursos de origem bio e de origem fóssil. As propriedades físicas resultantes são idênticas àquelas dos grades clássicos de origem petroquímica do porftólio da empresa.
“Como empresa de especialidades químicas, estamos adotando medidas importantes para reduzir o impacto dos nossos produtos sobre o meio ambiente. Com o novo portfólio de produtos Vestoplast eCO, queremos reduzir o uso de recursos fósseis na indústria de adesivos em favor de recursos de origem bio”, explica Roberto Vila-Keller, responsável pela linha de negócios Coating & Adhesive Resins. “Com o enfoque do balanço de massa, a Evonik se compromete em aumentar o uso de biomateriais e a reduzir a dependência de recursos fósseis dos nossos clientes”.
A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países em todo o mundo e gerou vendas de 12,2 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 1,91 bilhão de euros em 2020, contando com cerca de 33.000 colaboradores.
Tags: Adesivos, Bioplásticos, Biopolímeros, Evonik, Plásticos, Polialfaolefina, Redução de Emissões, Vestoplast
Última atualização em 22 de dezembro de 2022