Trajetória de 70 anos da Evonik
Investimentos e expansão dos últimos anos reforçam visão de longo prazo para a região
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, está celebrando seus 70 anos de atuação no Brasil em 2023. A empresa comemora suas atividades não apenas no país, mas em toda América Central e do Sul, reforçando seu compromisso com o crescimento dos negócios regionais.
Desde sua fundação, em 29 de outubro de 1953, em São Paulo (SP), a empresa passou por transformações significativas. Em seu início, fazia parte da antiga Degussa, cujo nome era um acrônimo em alemão para “empresa de recuperação de ouro e prata”. Ao longo dos anos, a empresa, com sede na Alemanha, evoluiu por meio de várias fusões, cisões e aquisições para se concentrar cada vez mais em especialidades químicas.
A criação da Evonik Industries, em 2007, foi também um dos marcos dessa trajetória corporativa. Um novo nome para uma empresa que já nascia com uma base sólida e um patrimônio histórico de mais de 170 anos no mundo e mais de 50 anos no Brasil.
Crescimento e investimentos no Brasil
O mercado brasileiro é estratégico para os planos de crescimento da empresa. Na última década a Evonik incrementou sua operação no Brasil com a instalação de três novas fábricas, além da planta já existente desde 1997 em Aracruz, no Espírito Santo, destinada à produção de peróxido de hidrogênio.
Em 2014, inaugurou a unidade de Americana, em São Paulo, destinada à fabricação de ingredientes para as indústrias de cosméticos e cuidados para o lar. Em 2016, iniciou a produção do aminoácido L-lisina para nutrição animal, na cidade de Castro, no Paraná, e de sílicas em Americana, para atender aos mercados de borracha, nutrição animal e humana, defensivos agrícolas e cremes dentais.
No ano passado inaugurou o seu Centro de Tecnologia Aplicada em Americana. O local reúne oito laboratórios de aplicação e duas plantas piloto que fornecem suporte técnico aos clientes de mercados estratégicos, impulsionando novos desenvolvimentos.
Para dar suporte ao crescimento dos negócios, a empresa inaugurou este ano seu novo Centro de Distribuição em Guarulhos (SP). A inauguração do novo CD, que movimenta grande parte dos produtos da empresa, visou não somente a ampliação, mas também a modernização da operação.
“A confiança da empresa no crescimento da região mostra-se nos investimentos realizados. Estamos muito bem estruturados para atender às potencialidades do Brasil e dos países da região, dedicando todos os esforços possíveis para superar a atual e desafiadora conjuntura econômica mundial”, diz Hendrik Schoenfelder, Presidente Regional da Evonik para a América Central e do Sul.
55 anos na Argentina e nova aquisição
A expansão nas Américas Central e do Sul também se intensificou e hoje a Evonik opera na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Costa Rica e Peru, tornando essa região mais estratégica para os negócios da empresa.
Presente na Argentina há 55 anos, em 2023 a empresa está comemorando 10 anos de operação produtiva da planta de catalisadores para biodiesel (mercado no qual detém posição de liderança global) com uma nova expansão de capacidade produtiva. Um recente investimento fortalece a presença no país: a empresa adquiriu a empresa Novachem, especializada no desenvolvimento de ativos cosméticos naturais e sustentáveis. O negócio, assinado no último dia 30 de junho e sujeito à aprovação oficial das autoridades, representa um passo importante para a
#Evonik #comemora #anos #BrasilÚltima atualização em 10 de agosto de 2023