Além desse material, o estudo caminha para inclusão de outros tipos de plásticos no processo de reciclagem
Uma inovação para reciclagem dos plásticos PET foi desenvolvida por uma equipe de investigadores da Universidade de Aveiro. A descoberta consiste em uma reciclagem infinita dos plásticos poli tereftalatos de etileno.
A princípio, a reciclagem mecânica convencional, não permite esse processo de reciclagem sem que o material perca qualidade.
.
Dessa forma, esta nova reciclagem química garante um avanço na economia circular dos plásticos PET.
Já que reduz a produção de resíduos a partir de plásticos PET, assim como reduz a utilização de matérias-primas para a produção de novos plásticos.
Como acontece essa reciclagem?
Essa inovação utiliza solventes eutéticos que são componentes químicos, já que têm um ponto de fusão mais baixo do que os materiais a serem reciclados.
Com isso, estes solventes permitem a reciclagem dos plásticos PET sem que eles percam a sua pureza.
Assim, assegurando que possam ser reciclados infinitamente.
Ainda mais, cabe salientar que estes solventes são biodegradáveis, ou seja, eles apresentam um grau de toxicidade muito baixo e sua preparação é simples.
Desse modo, o processo de reciclagem também é adjetivação como química verde.
Além disso, este processo de reciclagem tem um potencial que pode ir além dos plásticos PET, podendo ser utilizado em outros tipos de plásticos.
Como acontece no processo convencional?
Atualmente, os plásticos PET são reciclados através de um processo mecânico.
Este processo passa pelo aquecimento da garrafa até que ela se funda, dando origem a um resíduo, de onde é extraído o PET reciclado.
No mais, a maioria dos plásticos é uma mistura de muitos materiais diferentes. Este processo reciclado não garante a pureza necessária para reciclar totalmente o material.
Assim, o plástico vai perdendo gradualmente sua pureza, na medida em que é reciclado por meio deste processo.
Com isso, poderá deixar de ser reciclado. Uma vez que, há menos PET a ser reciclado, que a utilização da matéria-prima para a produção do material PET.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 21 de julho de 2022