Artigo por Fabiano Sant Ana explica como aplicar boas práticas ESG aliado a tecnologia
O tema ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, que é usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, nunca esteve tão em alta.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), promovida em novembro pela Organização das Nações Unidas (ONU), trouxe ainda mais holofote para o assunto.
Todavia, o desafio das corporações agora é colocar em prática as principais iniciativas acordadas no evento.
Para isso, a tecnologia é fundamental na aceleração da agenda ESG.
Os impactos positivos do ESG às empresas
Uma pesquisa feita pela Toro Investimentos mostrou que empresas com boas práticas ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas, como por exemplo:
- Jurídicos;
- Trabalhistas;
- Fraudes;
- E sofrerem ações por impacto ao meio ambiente.
Da mesma forma, segundo o estudo, essas empresas são mais responsáveis, eficientes e tendem a ser mais perenes.
Contudo, apesar dos benefícios serem visíveis, um dos maiores desafios encontrados pelas empresas atualmente está na gestão do ESG.
Capturar, organizar e analisar dados sobre diferentes iniciativas, com públicos, impactos e objetivos diversos, é imprescindível para garantir a assertividade das ações, promovendo a gestão do ESG de ponta a ponta.
O papel da tecnologia no ESG
É aí que a tecnologia tem feito a diferença, contribuindo para que as empresas entendam como estão na jornada de adoção das práticas e, também ajudando a evoluírem em cada um dos pilares.
Para representar e hierarquizar essas iniciativas de ESG, a ferramenta mais utilizada é a matriz de materialidade.
Ela é complementar aos relatórios anuais de sustentabilidade (GRI – Global Reporting Initiative), que traz indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas.
Além disso, a materialidade é o princípio que determina quais tópicos relevantes são suficientemente importantes para o relatório.
Para se definir a matriz de materialidade de um tópico é feita uma combinação de fatores internos e externos. Para isso, precisa-se ouvir todas as partes interessadas, como clientes, fornecedores, acionistas, comunidade, entre outros.
Além de ser uma ferramenta importante para auxiliar no direcionamento estratégico das organizações, a matriz de materialidade é fundamental em vários aspectos, inclusive para avaliar se há omissão ou distorção de uma informação.
A tecnologia e o desenvolvimento sustentável de empresas
A tecnologia contribui para o desenvolvimento sustentável, principalmente quando aliada a soluções inovadoras para a mensuração de dados e informações.
Ela auxilia na estruturação, organização e no acesso às informações que ajudam na tomada de decisão.
A velocidade das ações ESG não permite mais um relatório anual, que apenas retrata o passado.
É preciso transformar dados em informações em tempo real, permitindo a visibilidade, acompanhamento, além da identificação de perdas e de oportunidades.
A adoção de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, deep learning e cloud é uma grande aliada para um correto acompanhamento da matriz de materialidade.
Dessa forma, permitindo não apenas o acesso aos dados da própria empresa como também das médias das iniciativas de ESG adotadas por outros players do mercado.
A partir da geração dessas informações, as empresas podem ajustar suas métricas, visando estabelecer requisitos mínimos e máximos para suas práticas.
Fazer uma gestão unificada, integrada e inteligente do ESG é fundamental para ajudar empresas de todos os portes e segmentos na adoção das práticas de sustentabilidade de maneira real e constante – e não apenas como estratégia de marketing.
O consumidor está cada vez mais informado e exigente, demandando que as empresas assumam e cumpram seus compromissos ambientais, sociais e de governança.
E a tecnologia é um dos pilares que traz ainda mais facilidade à prática ESG.
Ampliando as possibilidades para que seu negócio se mantenha em dia.
*Atigo por: Fabiano Sant Ana, Head de Inovação, Digitalização e Práticas ESG na Seidor Brasil, consultoria Global na área de Negócios e Inovação.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 3 de agosto de 2022