Recentemente, a empresa francesa Cerbair anunciou sua mais recente solução para combater drones ilegais. Chamada de “Sistema Chimera”, a tecnologia promete forçar o pouso de UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, na sigla em inglês). UAV) sem expor os pedestres civis ao risco de acidentes com suas quedas. O equipamento é dedicado aos militares e não tinha preço especificado.
Divulgação da arma pela empresa. (Fonte: Cerbair via Drone DJ/Reprodução)Fonte: Cerbair
O equipamento funciona em três etapas: na primeira, o usuário deve localizar o espectro das ondas de rádio emitidas pelos drones por meio de um scanner de frequência, incluído no pacote do Chimera System. Em seguida, o operador deve posicionar manualmente uma antena na direção do VANT ou de seu piloto e, quando pronto, acionar o gatilho para liberar um pulso eletromagnético que força o veículo aéreo a pousar sem causar quedas bruscas. O aparelho funciona mesmo sem contato visual direto, através de paredes.
Parte do Sistema Chimera. (Fonte: Cerbair via Drone DJ/Reprodução)Fonte: Cerbair
A criação do dispositivo surgiu a partir da recente demanda por equipamentos antiaéreos voltados para drones domésticos. Os UAVs civis estão prontamente disponíveis para compra e causaram sérias perturbações, no entanto, não há dispositivos de resposta eficazes ao alcance do consumidor médio.
As autoridades também pediram soluções modernas, que não utilizam redes ou projéteis, pois erros e acidentes com civis podem ocorrer durante as operações. A Cerbair promete, com o sistema Chimera, ajudar neste problema.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2023