Além de incentivar a prática de esportes, a iniciativa de NESCAU e Boomera beneficiou catadoras e catadores de materiais recicláveis e uma ONG no Sul do país
Com foco na circularidade das embalagens, um dos pilares da Nestlé em Sustentabilidade, a NESCAU transformou embalagens de sachês de seus produtos em itens esportivos circulares como traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei.
Em resumo, em um projeto que une inovação e sustentabilidade e amparado pelo guarda-chuva da iniciativa RE, de Nestlé, que propõe repensar todas as operações da companhia, a marca desenvolveu a ação após um edital global para reciclar as embalagens dos sachês reforçando a importância da circularidade dos produtos.
Para isso, buscou a parceria com a Boomera, empresa brasileira de Economia Circular que une ciência com consciência para transformar resíduos em matéria prima reciclada. Dessa forma, a Boomera é responsável por transformar as embalagens flexíveis em itens esportivos após desenvolver um PCR (resina pós-consumo) próprio para a execução do projeto.
Os beneficiados da transformação das embalagens de sachês
Os produtos foram doados para a ONG Bairro Da Juventude, que fica em Criciúma, no Estado de Santa Catarina.
Entretanto, entre os beneficiados, estão também os catadores de material reciclável das cooperativas homologadas pela Boomera envolvidas no projeto.
As cooperativas, por sua vez, foram essenciais para que duas toneladas de materiais flexíveis deixassem de ir para o aterro e ganhassem uma nova vida.
Dessa forma, as cooperativas conseguiram melhorar suas rendas a partir da venda desses resíduos para a realização do projeto.
Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade Ambiental da Nestlé comenta “Com essa ação, nós buscamos completar o ciclo da circularidade. Dessa forma, transformando algumas de nossas embalagens em novos produtos e ainda contribuindo para um trabalho tão importante que é o da reciclagem de materiais. O projeto trouxe um impacto ambiental importante, mas também um grande impacto social para a comunidade”.
O processo de transformação de embalagens de sachês pós-consumo em itens esportivos
Em suma, a coleta das embalagens de sachês usados durou cinco meses e envolveu 10 cooperativas de reciclagem.
Já o processo de transformação e desenvolvimento da resina pela Boomera até a finalização da produção dos itens esportivos foi realizado em mais cinco meses. Tudo isso, considerando todos os testes necessários para garantir a performance dos produtos.
Para Abner Bezerra, gerente de Marketing de Nescau e Bebidas da Nestlé, o projeto está em linha com o objetivo da marca, “Transformar nossas embalagens de sachês em produtos esportivos faz com que a marca siga investindo e apoiando a prática de esportes. Queremos jogar junto com nossos parceiros, com a sociedade, com as crianças e com as famílias e ainda cuidar do planeta”.
Ciência e consciência do projeto de reciclagem
Guilherme Brammer, CEO da Boomera explica “Trabalhar unindo ciência com consciência é gerar impactos sociais e ambientais e esse projeto representa isso do começo ao fim. A Boomera transformou embalagens flexíveis, complexas de serem recicladas, em produtos com causa que incentivam o esporte na comunidade. Esse projeto da Boomera e Nescau reflete o propósito das duas marcas”.
No entanto, a Boomera possui um laboratório de engenharia de materiais. Afinal, é o local onde desenvolvem resinas recicladas e descobrem novas aplicações para diversos tipos de materiais, até os mais difíceis de serem reciclados.
Dessa forma, já foram inseridas mais de 131 mil toneladas de lixo plástico na sua cadeia circular. Afinal, a companhia possui duas fábricas com operação verticalizada para produzir matéria-prima reciclada e produtos circulares em larga escala.
“Acreditamos que as cooperativas possuem um papel importante na logística reversa e beneficiamento de resíduos no Brasil, promovendo a inclusão social e impacto ambiental positivo. Por isso, trabalhamos para aumentar a resiliência das cooperativas alavancando três indicadores principais: eficiência produtiva, renda média dos trabalhadores, além de saúde e segurança do trabalho. A Boomera se utiliza de metodologia própria, reconhecida mundialmente por promover um processo de melhoria contínua nas cooperativas. Com isso, já desenvolvemos parcerias com mais de 500 cooperativas e beneficiamos mais de 8 mil cooperados. Unindo, dessa forma, ciência com consciência para colocar a economia circular em prática e achar soluções sustentáveis para as empresas que estão em busca de dar um destino melhor para suas embalagens”, finaliza o executivo.
Sobre a Boomera Ambipar
A Boomera foi criada para valorizar e dar nova vida a resíduos que acabariam em aterros sanitários, especialmente materiais considerados difíceis de reciclar.
Com a metodologia proprietária CircularPack, trabalha a economia circular de ponta-a-ponta, fazendo ciência com muita consciência em seu laboratório de materiais.
Passando por logística reversa em parceria com mais de 8.000 cooperados e transformando resíduos em produtos circulares com causa através de muita pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Agora parte do Grupo Ambipar, a Boomera foi uma das primeiras empresas de Economia Circular certificadas como Empresa B, membro da Fundação Ellen MacArthur e premiada como Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab em 2019 e em 2020 com o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial
Sobre a Ambipar:
A Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 18 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.
É formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental.
Por isso, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.
Sobre a Nestlé
A Nestlé renova seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país.
A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais.
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica.
Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis.
A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Leia também Logística reversa: o impacto da produção no meio ambiente. Fique por dentro de tudo o que acontece no setor.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
new RDStationForms(‘falar-com-especialista-6d1c8af515f0a363e2c6’, ‘UA-181046827-1’).createForm();
Última atualização em 1 de agosto de 2022