Embalagem Monomaterial de PET se consolida como importante tendência para o mercado de FLV 

Embalagem Monomaterial de PET se consolida como importante tendência para o mercado de FLV 

Embalagem Monomaterial de PET se consolida como importante tendência para o mercado de FLV 

Além do apelo da reciclabilidade, por se tratar de uma embalagem monomaterial, o poliéster garante conveniência e melhor apresentação no PDV

A Terphane, empresa líder no segmento de filmes PET (poliéster), desenvolveu soluções específicas para atender ao crescente mercado de FLV (frutas, legumes e verduras). Como explica Juliana Sioli, Executiva de Desenvolvimento de Novos Negócios, o expertise da Terphane resultou em soluções inovadoras para este segmento. “Estamos falando de filmes seláveis e sustentáveis, com propriedades anti fog, que melhoram a experiência do consumidor no ponto de venda e aumentam a vida de prateleira dos produtos. O consumidor visualiza o que está levando para casa e sabe que a embalagem usada é ambientalmente correta, por ser monomaterial, reciclável e, em alguns casos, produzida com materiais PCR (reciclados pós consumo).”

Segundo Juliana, os filmes de poliéster da Terphane atendem a uma outra demanda da atualidade: maximizar a vida útil do produto, minimizar seu desperdício e aumentar a percepção de valor sobre o produto, sobre a marca e sobre a empresa. “Mas existe uma barreira cultural a ser vencida. Ainda há um certo desconhecimento sobre o potencial dos filmes de poliéster para FLV. Muitos ainda acreditam que só existem soluções com outros materiais ou que as embalagens precisem ser multimateriais para terem as barreiras necessárias para preservar os alimentos. Este é o nosso desafio: mostrar que a solução em poliéster monomaterial é viável e já está disponível.”

E, segundo a empresa, os seus filmes seláveis de poliéster fazem todo o sentido para este segmento. A Terphane afirma que, além de aumentar a vida de prateleira de frutas, verduras e legumes frescos, esta embalagem garante a integridade do produto durante as etapas de transporte e armazenagem, evitando desperdício. Ganha-se ainda na logística pela possibilidade de empilhamento das embalagens; mais embalagens ocupando menos espaço. As vantagens aumentam se o canal de venda for o autosserviço, garante a fabricante, que também assegura que as oportunidades aumentam quando se pensa no crescimento das vendas on line nesta categoria de produto.

Outra vantagem lembrada por Juliana Sioli é que os filmes seláveis de PET da Terphane têm altíssima transparência e funcionalidade de anti embaçamento (anti fog), permitindo que o consumidor visualize o produto ou desfrute de imagens impressas com altíssima qualidade, inclusive quando o produto é exposto em gôndolas refrigeradas. Os filmes seláveis também podem ser de fácil abertura (easy open), dispensando o uso de utensílios.

Por estas características, afirma a Terphane, os filmes de poliéster são ideais para comporem soluções de embalagem, seja como tampas para bandejas ou selos de segurança com efeito easy open. Na linha de filmes de PET Sealphane há ainda filmes seláveis para diversos tipos de bandejas (APET, mono CPET, APET/CPET, CPET modificado, PETG, rPET, PVC, PC, PLA, PP, HDPE, PS, HIPS, alumínio (borda lisa) ou cartão revestido com coating de PET). “O importante é que o consumidor tenha acesso à embalagem que melhor atenda às suas expectativas e garanta um produto em perfeitas condições. Uma embalagem que surpreenda e transforme o momento do consumo em uma experiência prática e conveniente”, conclui Juliana. Vale lembrar ainda que, em comparação às embalagens clamshell, as soluções com filme de poliéster têm dois outros importantes benefícios: garantia de fechamento hermético e redução no uso de Plástico, garante a Terphane.

De acordo com a empresa, a linha de filmes sustentáveis Ecophane PET PCR (poliéster reciclado pós consumo) também é indicada para a produção de embalagens para FLV. Esta linha é produzida com, no mínimo, 35% de PCR em sua composição. Ou seja, além de garantir um menor uso de matérias-primas virgens, os filmes estimulam a circularidade das embalagens. A linha Ecophane é aprovada pela ANVISA, FDA e União Europeia para contato com alimentos, assegura a fabricante.

A Terphane apresentará todas as soluções em filmes de poliéster para o mercado de FLV na IFPA (International Fresh Produce Association) 2022 – The Global Produce Floral Show, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Orlando (EUA).

Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa possui uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais.

Curta nossa página no

Tags: Embalagens, Embalagens Monocamada, Filmes, Filmes de PET, PET, Plásticos, Reciclagem, Terphane


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Expectativa de crescimento na atividade industrial

Expectativa de crescimento na atividade industrial

Next Article
Adirplast faz novas parcerias e amplia o alcance do projeto Espaço Circularidade

Adirplast faz novas parcerias e amplia o alcance do projeto Espaço Circularidade




Related Posts