Feito com 100% de Polipropileno reciclado, um ecotapume se situa em um ponto de valorização da reciclagem em Niterói, RJ.
A princípio, esse ponto do empreendimento da Tegra reduz a produção de resíduos.
Bem como, fornece informações sobre reciclagem do material e oferece pontos de coleta seletiva para a comunidade e região.
.
No total, se utilizou 3.974 blocos de Polipropileno reciclado para a montagem do tapume, substituindo placas metálicas e de madeira.
O diretor de Suprimentos e ESG da Tegra, Angel Ibañez, diz que em parceria com fornecedores, criaram uma solução modular.
Ele explica: “Isto é, funciona como um lego, permitindo uma rápida montagem, um baixo impacto ambiental e um alto potencial de reutilização”.
Sobretudo, se aproveitou aproximadamente duas toneladas de detritos plásticos para a fabricação da estrutura.
Informações socioambientais para região
Os materiais plásticos expostos em vitrine instaladas no ecotapume, exibem as etapas do processo de fabricação dos blocos reciclados.
Ainda mais, o local possui um painel socioambiental, onde apresenta dados sobre itens reaproveitados.
Assim, levando deixam o público atualizado sobre a evolução da construção, na qual os resíduos plásticos também serão destinados ao recondicionamento.
Além da estimativa de compensação de emissões de CO2.
Isso porque, a Tegra compensa em 100% as emissões de seus empreendimentos nos escopos 1, 2 e 3.
Além disso, se instalou um ponto de coleta no local, o que permite o descarte de materiais, entre eles o Polipropileno a ser reciclado, 24 horas por dia.
A reciclagem como prioridade
Além de usar Polipropileno reciclado na fabricação, assim, evidenciando um compromisso com a sustentabilidade e reaproveitamento do material.
A Tegra possui gestão de resíduos. A empresa é reconhecida como Empreendedor Aqua desde 2021.
Aliás, o projeto residência Flua foi totalmente desenvolvido seguindo os parâmetros do selo internacional AQUA HQE.
Que é considerado uma das principais certificações ambientais no setor imobiliário. Tegra tem metas para reduzir os impactos ambientais de seu processo construtivo.
Nesse sentido, em seu último relatório de sustentabilidade, a empresa reportou uma taxa de reciclagem superior a 97% em suas obras.
Portanto, a separação dos itens após descarte pelas equipes e a logística reversa configuram destaques na gestão de resíduos da Tegra.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
O Ecotapume da Tegra conta com 3.974 blocos de material reciclado que será reaproveitado após fim da construção
Última atualização em 22 de dezembro de 2022