Drone de inspeção da Copel derrubado no Paraná

Um drone laranja, utilizado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) para realizar inspeções de rotina na rede de distribuição, foi abatido no final da semana passada, ao operar em área próxima à Estrada da Graciosa, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Técnicos da concessionária registraram a ocorrência na Polícia Militar.

A Copel orgulha-se de ter hoje a segunda maior frota de drones do Brasil. A pequena aeronave trouxe mais segurança e agilidade aos eletricistas, que passaram a verificar o funcionamento de interruptores, transformadores e outros equipamentos da rede, utilizando os aparelhos, muitas vezes em locais de difícil acesso. Segundo a empresa, uma inspeção que levou dez dias do local agora é feito em apenas três com o uso de drones.

Fonte: Copel/Divulgação.Fonte: Copel/Divulgação.Fonte: Copel

A Copel está autorizada a usar drones?

A distribuidora de energia esclareceu que o uso desse tipo de equipamento é regulamentado e autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, do Ministério da Defesa. Todos os drones da Copel possuem planos de voo previamente autorizados pelo órgão, que é responsável por viabilizar as movimentações e ordenação dos fluxos nos céus do Brasil.

Segundo a empresa, se o cidadão identificar um drone laranja sobrevoando sua propriedade, é provável que seja um dos aparelhos de sua frota, trabalhando em alguma operação de rotina para identificar possíveis falhas na rede elétrica.

Portanto, não há motivo para preocupação, segundo a empresa. Mas, se o consumidor não tiver certeza e quiser ter certeza se a observação realmente está sendo feita por um funcionário da Copel, basta ligar para o 0800 51 00 116 e obter esclarecimentos.

Última atualização em 1 de setembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Aditivo da Milliken ajuda a reduzir quantidade de plástico nos frascos de Advil

Aditivo da Milliken ajuda a reduzir quantidade de plástico nos frascos de Advil

Next Article
Braskem e EDF Renewables fecham acordo para uso de energia renovável

Braskem e EDF Renewables fecham acordo para uso de energia renovável




Related Posts