Para celebrar a importância e relembrar o impacto ambiental positivo da destinação correta dos resíduos sólidos, é comemorado o dia do reciclador em novembro. Além disso, a comemoração tem o objetivo de promover ações de reciclagem e reutilização de materiais durante e depois desse mês.
Nesse sentido, o diretor industrial da Lar Plásticos, Leonardo Marino, explica como o dia do reciclador impacta na destinação correta dos resíduos sólidos.
Segundo ele, esse mês foi instituído no calendário ambiental do Brasil com o objetivo de destacar quais são as prioridades na gestão de resíduos sólidos.
Ou seja, a redução, reciclagem, reutilização e tratamento adequado do resíduo.
.
O diretor industrial ressalta: “No mês se debate o tema valorizando todos os envolvidos na cadeia, desde o catador até os órgãos e empresas responsáveis pela transformação do material pós-consumo”.
Atualmente, segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cada brasileiro gera em média 1 kg de resíduo por dia.
Marino pontua que isso significa um consumo desenfreado e apenas a conscientização não resolve o problema por completo.
Ele destaca: “Por isso, administrar corretamente esse montante por meio da reciclagem e tratamento dos resíduos é primordial. Ainda temos um longo caminho pela frente, porém a educação ambiental é o primeiro passo para índices mais favoráveis”.
Lar plásticos e o setor de reciclagem
Sobretudo, a Lar Plásticos é uma plataforma de economia circular. “Ela atua diretamente na transformação do plástico pós-consumo em matéria-prima para a produção de novos artigos destinados à coleta seletiva e urbana”, explica Marino.
Além disso, segundo ele, também se desenvolve, junto aos parceiros da empresa, soluções customizadas para organizações que precisam lidar com a questão do resíduo.
Ou desejam produzir gerando o menor impacto ambiental possível, utilizando insumos recicláveis.
De acordo com o diretor industrial, mensalmente, a Lar Plásticos transforma mais de 1,2 mil toneladas do insumo plástico.
Sendo que grande parte dele é proveniente do resíduo residencial e menos de 10% advindo do setor industrial.
Como explica Marino: “Por meio da verticalidade, concentramos todo o processo produtivo na unidade fabril localizada em Atibaia (SP), onde acompanhamos o processo desde a chegada da sucata até o envio do produto final para o cliente”.
Projeto para arrecadação de tampinhas plásticas
A Lar Plásticos, em Atibaia e Campo Limpo Paulista, junto às Prefeituras locais, criou um projeto de arrecadação de tampinhas plásticas que reverte os recursos para fins sociais.
Assim, a iniciativa beneficente conta com a colaboração da comunidade para o recolhimento das tampinhas nos estabelecimentos.
Isto é, escolas e pontos de coleta parceiros que destinam os resíduos para a Lar Plásticos.
Segundo Marino, somente em 2021 na cidade de Atibaia foram mais de 10 toneladas de plástico arrecadas e transformadas. “Volume que pode ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da compra de cobertores, panetones e ovos de Páscoa durante os períodos da campanha”, finaliza.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
A Lar Plásticos recicla mais de 1,2 mil toneladas do insumo plástico por mês, e destaca a importância do mês de novembro, de celebrar o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo
Última atualização em 12 de dezembro de 2022