Descubra por que os caminhões-tanque são chamados de caminhão-pipa!

Porque os caminhões-tanque são chamados de caminhão-pipa?

Porque os caminhões-tanque são chamados de caminhão-pipa?

O carregamento de água e outros líquidos, como gasolina ou diesel, é de extrema importância para a economia brasileira girar. Essa função do transporte é realizada pelo caminhão-pipa.

O papel versátil dos caminhões-tanque

Os caminhões-tanque são os veículos destinados exclusivamente ao transporte de líquidos, e por serem muito versáteis, também atendem a vários serviços, sendo utilizado também para controle de emissão de poeira, umectação de vias e pátios, terraplenagem, irrigação, paisagismo, lavagem de ruas e praças, abastecimento de água potável em residências, piscinas, condomínios, indústrias, navios e produção de filmagens com chuva artificial.

A origem do nome caminhão-pipa

O nome caminhão-pipa não tem muito a ver com o que carrega, mas sim, com a sua origem, quando ainda não existiam veículos para esse transporte.

Esse termo surgiu em Portugal, que popularizou o transporte de água, vinho e outros mantimentos em tonéis de madeira, realizado no Porto de Pipas, região portuguesa de Açores. O líquido era armazenado nos tonéis e levados em animais ou de navio.

Porém, quando o transporte passou a ser feito por veículos, os caminhões com galões de madeira que saiam do Porto de Pipas, acabaram sendo chamados de caminhões Pipa, fazendo menção ao porto do local. O tipo de barril usado para essa finalidade também se chamava pipa, outra referência ao local de onde saiam.

O uso global dos caminhões-tanque

As pipas são um tipo de barril, feito de carvalho, que possuem uma forma longa e estreita, e foram muito usados na época das grandes navegações e ainda hoje, são comuns na indústria do vinho do porto.

O caminhão-pipa, que depois viria a ser mundialmente chamado de caminhão-tanque, passou a ser utilizado para o transporte dos mais diversos líquidos, em especial, dos vinhos da região.

A chegada do nome no Brasil

Antigamente aqui no Brasil, quando a água encanada não atendia a maior parte da população, o caminhão ainda não era uma realidade em todo o país. A água era armazenada em galões de madeira ou barro, que também eram conhecidos por aqui como pipas, por influência portuguesa. Quando os primeiros caminhões chegaram, transportavam água em grande quantidade e não tinham uma estrutura própria para essa atividade.

Por isso, o veículo foi passando por modificações ao passar do tempo, até se tornar o caminhão-tanque que conhecemos, com características específicas e legislações bem definidas para sua aplicação. Sua capacidade varia entre 5 mil e 20 mil litros, oscilando de acordo com o modelo do veículo e com o tipo de material transportado.

A versatilidade dos caminhões-pipas

Os caminhões-pipas possuem diferentes modelos e modos de uso. Costuma ser utilizado em obras e, até mesmo, para encher piscinas e irrigar jardins, não restringindo seu uso apenas para emergências.

Também vale lembrar que, assim como a carreta, ele é um coringa bem importante para se ter na frota, ampliando as possibilidades de cargas a transportar.

Você sabia dessa história? Me conta aqui.

Última atualização em 22 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

VPJ Alimentos comemora duas décadas de sucesso no mercado de carne

Next Article

Adirplast comemora resultados positivos das empresas associadas: impulsionando o crescimento do setor.




Related Posts