Rei das novilhas
A façanha da Fazenda Morada do Sol de Cáceres (MT)
Fala, turma da pecuária que sempre busca a excelência no campo! Estou aqui para compartilhar uma história que tá dando o que falar em Mato Grosso. No Giro do Boi de 30 de janeiro, no quadro Giro pelo Brasil, conhecemos um produtor que recebeu o título merecido de “Rei das novilhas”, e pelo jeito, ele faz jus ao nome. Olha só no vídeo a façanha dessa Fazenda Morada do Sol de Cáceres (MT).
Quem nos trouxe essa história direto das terras mato-grossenses foi o Eden de Oliveira, originador zeloso da unidade da Friboi de Araputanga.
O protagonista? Wallace Antunes Gonçalves, o tal “Rei das novilhas”, conhecido pela habilidade ímpar na terminação de fêmeas jovens.
O trabalho de Wallace
Especialista em fazer as novilhas ganhar peso dia após dia, o trabalho dele não é brincadeira, não!
O lote da vez, vejam só, foi de 160 cabeças e – pasmem – 97% delas eram novinhas, com dentes de leite ainda.
Passaporte para União Europeia
Não é todo dia que a gente vê um negócio desses. E a cereja desse bolo de qualidade? A carne das novilhas carimbou passaporte para União Europeia, entrando para a Lista Traces com muito mérito.
Quanto ao peso, depois de passear pelo frigorífico, as meninas marcaram uma média de 17,7 arrobas (266 quilos) por carcaça.
É resultado que não acaba mais, mostrando que com o manejo apropriado, é possível ter uma produção que atende até aos mercados mais exigentes lá fora.
Então se quer uma inspiração na área de pecuária, principalmente no trato com as novilhas, fica de olho no trabalho do Wallace. Isso mostra que com foco, dedicação e técnica, dá para fazer história até onde o gado come capim!
Última atualização em 20 de fevereiro de 2024