Covestro recebe certificação ISCC Plus para unidades na Alemanha
- Plantas de Leverkusen e Dormagen oferecem produtos certificados de massa balanceada
- Soluções substituem similares de fonte fóssil com mesma qualidade
A Covestro acaba de receber a certificação reconhecida internacionalmente ISCCPlus de fabricação de produtos de massa balanceada para suas unidades em Leverkusen e Dormagen, na Alemanha.
Junto com a também alemã unidade de Krefeld-Uerdingen, certificado há um ano, agora a Covestro é capaz de fornecer grandes volumes de produtos a partir de matérias-primas atribuídas de forma renovável. Entre eles estão: policarbonatos, componentes para espumas rígidas e flexíveis de poliuretano (PU), matérias-primas para revestimentos e adesivos de poliuretano, poliuretanos termoplásticos (TPUs) e filmes especiais. Os produtos se caracterizam pela mesma qualidade e propriedades de seus similares de fonte fóssil.
“Estou muito satisfeita por podermos oferecer a nossos clientes ainda mais produtos certificados de massa balanceada, ajudando-os assim a atingirem suas metas de sustentabilidade e acelerando a transição rumo à economia circular”, afirma Sucheta Govil, Chief Commercial Officer (CCO) da Covestro. “Com isso, estamos apoiando o uso de matérias-primas alternativas e reduzindo as emissões de CO2 ao longo das cadeias de valor”.
Klaus Schäfer, Chief Technology Officer (CTO) da Covestro, disse: “As matérias-primas utilizadas para estes produtos atendem aos rigorosos requisitos de sustentabilidade do padrão ISCC Plus em toda a cadeia de valor. É por isso que queremos ampliar o uso de matérias-primas alternativas em nossa produção. Além dos três sites alemãos, nossas fábricas na Antuérpia (Bélgica) e Xangai (China) já possuem certificação ISCC Plus, e outros sites devem ser certificados em breve”.
No conceito de massa balanceada, matérias-primas de base biológica ou recicladas – neste caso, materiais residuais reprocessados – são introduzidas no momento inicial da extração da matéria-prima, sendo entao proporcionalmente atribuídas aos produtos finais. Isso preserva matérias-primas fósseis e reduz as emissões de gases de efeito estufa, sem deixar de lado a qualidade. Os fabricantes não precisam fazer nenhuma adaptação em suas produções, podendo manter suas formulações, equipamentos e processos.
O ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é um sistema de certificação de sustentabilidade internacionalmente reconhecido para biomassa e bioenergia, entre outros. Ele cobre todos os estágios da cadeia de valor e é amplamente utilizado em todo o mundo. O ISCC Plus inclui ainda outras opções de certificação para aplicação técnicas e químicas, incluindo plásticos derivados de biomassa.
Com 14,6 bilhões de euros em vendas em 2018, a Covestro é uma das maiores empresas mundiais de polímeros. Suas atividades comerciais concentram-se na produção de materiais de polímeros e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, de construção, processamento de madeira e móveis e as indústrias elétrica e eletrônica. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. A Covestro tem cerca de 30 unidades produtivas no mundo todo e, no final de 2018, empregava aproximadamente 16,8 mil pessoas.
Tags: Certificação ISCC Plus, Covestro, Massa balanceada, Plásticos, Policarbonatos, Poliuretanos
Última atualização em 22 de dezembro de 2022