Controle de estoque na indústria de transformação

Controle de estoque na indústria de transformação

O controle de estoque é um constante desafio para as indústrias, já que esse setor pode render boa lucratividade, assim como gerar incalculáveis prejuízos. 

Por isso, a atenção a este segmento da cadeia deve ser o mais preciso possível, como explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

Por exemplo, na indústria têxtil, o algodão é base da produção de diversas peças, mas nem sempre as fábricas zelam corretamente pelo estoque.

.

Pádua pontua que o estoque é o começo da cadeia produtiva independente da etapa de preparação, fabricação, processamento, embalagem e transporte.

O gerente comercial destaca que: “Há muitos desafios que a indústria encontra quando se trata de controle de estoque. Porém, o foco deve estar na avaliação, gerenciamento e controle de ações na base da produção”. 

Ele explica ainda que, “as instalações das fábricas geralmente possuem grandes armazéns e a falta de gerenciamento adequado consegue comprometer toda a cadeia”.

Segundo ele, a tendência de superestimar ou subestimar a disponibilidade de estoque acontece com frequência. 

Projetos especiais para o controle de estoque

gestao de estoque

A princípio, a previsão de estoque é mais que uma aposta, pois é possível prever a demanda por tais produtos sem “achar” quanto será usado, sem métrica.

Pádua acredita que projetos especiais para estoque de matéria-prima devem levar em consideração os componentes críticos dessa mudança.

Isto é, que incluem não apenas soluções de controle de estoque, mas também equipamentos próprios e leitores de código de barras. 

Dessa forma, a ideia é usar a tecnologia para tornar a gestão de estoque muito superior ao que é praticado sem tecnologia.

Rastreamento e gestão de armazenamento

Sobretudo, para um bom gerenciamento de estoque, a fábrica precisa acompanhar cada item do seu estoque com a mínima margem de erro, visto que cada atraso ou erro, significa mais custos.

O rastreamento ajuda no inventário desde a entrega até o uso, permitindo aprimorar o processamento de pedidos e os recalls de produtos. 

Ou seja, ao se usar um software de gestão de estoque com a reestruturação interna das funções garante que se obedeça cada detalhe do inventário.

Nesse sentido, o gerente completa: “Com o projeto implementado e funcionando, haverá um status de inventário preciso em tempo real. Redução de despesas sempre esteve relacionado à gestão de estoque”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Software de gestão de estoque é capaz de garantir proteção a matérias-primas e auxiliar na execução eficiente do armazenamento

Última atualização em 6 de setembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Tecnologia e sustentabilidade unidas na embalagem de Petfood

Tecnologia e sustentabilidade unidas na embalagem de Petfood

Next Article
Plástico flexível reciclado ganha novo destino

Plástico flexível reciclado ganha novo destino




Related Posts