O Interceptor da Ocean Cleanup será lançado na região do Delta do Mekong, no Vietnã como parte de uma parceria global
A Coca-Cola Vietnam e The Ocean Cleanup anunciaram que o rio Can Tho na cidade de Can Tho foi selecionado como um dos 15 locais fluviais em todo o mundo, como parte de uma parceria global entre as duas organizações usar tecnologia avançada para ajudar a conter a maré de poluição plástica que entra nos oceanos, primeiro interceptando e limpando resíduos nos rios.
Leia também:
Como resultado, em 2021, a The Coca-Cola Company tornou-se um parceiro global de implementação do projeto fluvial da The Ocean Cleanup.
No entanto, a parceria reúne a empresa de bebidas e a organização tecnológica sem fins lucrativos em uma parceria empolgante para ajudar a limpar alguns dos principais rios do mundo.
Além de apoiar a implantação de sistemas de limpeza, a parceria também visa engajar e reunir a indústria e o público para ajudar a combater a poluição plástica.
O interceptor no combate à poluição plástica no Vietnã
Usando tecnologia movida a energia solar, a solução de limpeza de rios Interceptor™ da The Ocean Cleanup é um robô que extrai detritos marinhos.
Em suma, o Interceptor original foi lançado em 2019. Sendo a primeira solução escalável para impedir que o plástico entre nos oceanos do mundo a partir dos rios.
Após anos de planejamento, o Interceptor conhecido como 003 ou René, foi lançado no rio Can Tho para testes detalhados no mês passado. Por isso, espera-se que esteja totalmente operacional nos próximos meses e seja capaz de extrair até 50.000 kg de lixo por dia.
No entanto, a implantação do projeto de limpeza do rio no Vietnã foi possibilitada pelo apoio à implementação do Comitê Popular de Can Tho e do Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Can Tho (DoNRE).
Além disso, juntamente com a limpeza do rio, a parceria também está trabalhando com o DoNRE e operadores locais para realizar pesquisas de resíduos fluviais para ampliar o projeto, quando apropriado.
Veja aqui como iniciou a parceria.
A parceria de Coca-Cola Company e The Ocean Cleanup
Como parte da parceria de implementação global, a Coca-Cola no Vietnã apoiará o desenvolvimento de soluções de gerenciamento de resíduos para detritos coletados e fornecerá suporte local à The Ocean Cleanup. Assim como o envolvimento com as partes interessadas locais.
Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, diz que a missão da Ocean Cleanup é livrar os oceanos do plástico. “Estou feliz em ver o progresso e nossos primeiros passos junto com a Coca-Cola no caminho para enfrentar o complexo problema de poluição plástica no vasto Delta do Mekong e seus ecossistemas sensíveis. Esta é uma boa Notícia para os oceanos”.
Como parte de sua visão World Without Waste, a The Coca-Cola Company está trabalhando para garantir que todo o material que usa em suas embalagens seja coletado e reciclado, para que nenhum deles acabe como resíduo.
Nesse sentido, a empresa tem um objetivo global de ajudar a coletar e reciclar cada garrafa e vender até 2030.
Portanto, no Vietnã, a Coca-Cola está ajudando a apoiar e impulsionar soluções de coleta e reciclagem localmente relevantes.
A Coca-Cola Vietnam foi um dos membros fundadores da Packaging Recovery Organization (PRO) Vietnam. Sendo essa uma parceria com outras empresas líderes, recicladores e agências governamentais para acelerar a coleta e reciclagem de embalagens locais.
Leonardo Garcia, gerente geral da Coca-Cola Vietnã e Camboja, explica que “Neste momento, nossas embalagens estão entre os resíduos que podem ser encontrados no oceano. Isso é inaceitável para nós. Queremos apoiar parceiros e tecnologias que ajudem a limpar nossos oceanos e rios, especialmente o sistema do rio Mekong – um dos sistemas fluviais críticos da ASEAN que flui para os oceanos. Por meio de inovação e parceria, também estamos trabalhando para criar soluções circulares para a coleta e reciclagem de nossas garrafas no Vietnã”.
Sobre a limpeza do oceano
A Ocean Cleanup desenvolve e dimensiona tecnologias para livrar os oceanos do mundo de plástico.
Eles pretendem atingir esse objetivo adotando uma abordagem em duas frentes, bem como:
- Estancar o fluxo através dos rios;
- Limpar o que já se acumulou no oceano.
Portanto, para este último, a The Ocean Cleanup está desenvolvendo sistemas em larga escala para concentrar eficientemente o plástico para remoção periódica.
Este plástico é rastreado, rastreado através do modelo de cadeia de custódia da DNV para certificar declarações de origem ao reciclá-lo em novos produtos.
Para conter a maré nos rios, a The Ocean Cleanup desenvolveu soluções Interceptor para deter e extrair o plástico ribeirinho antes que ele chegue ao oceano.
A The Ocean Cleanup agora emprega uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 100 pessoas. A fundação está sediada em Rotterdam, Holanda.
Mundo Sem Resíduos
A Coca-Cola Company está realizando ações holísticas para lidar com a questão dos resíduos plásticos por meio de sua visão de um Mundo Sem Resíduos.
Existem três metas globais fundamentais:
- Tornar 100% das embalagens recicláveis globalmente até 2025, e usar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens até 2030;
- Coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma vendida até 2030;
- Trabalhar em conjunto para apoiar um ambiente saudável e livre de detritos.
Além disso, a Coca-Cola também está investindo em novas tecnologias, materiais de embalagem e inovações sem embalagem. Incluindo novas tecnologias aprimoradas de reciclagem e tecnologias baseadas em plantas, bem como soluções dispensadas.
Coca-Cola Vietnam avança em direção a uma visão de mundo sem resíduos
Em 2020, a empresa lançou a primeira garrafa de plástico 100% reciclado (rPET) (excluindo tampa e rótulo) no Vietnã para seu Dasani 500ml.
Além disso, em 2021, a Coca-Cola Vietnam trocou a Sprite de sua icônica garrafa verde por uma garrafa de plástico PET transparente, para impulsionar a reciclagem local de garrafas Sprite.
Recentemente, a empresa lançou a mensagem “Recicla-me” em seus rótulos de embalagens em todo o portfólio para, dessa forma, incentivar os consumidores a ajudar a reciclar.
A Coca-Cola também está em parceria com outras empresas para estabelecer a Packaging Recycle Organization Vietnam (PRO Vietnam), com o objetivo de promover um modelo econômico circular por meio de um processo de coleta e reciclagem de embalagens mais acessível e sustentável no Vietnã.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 28 de julho de 2022