Avançando na circularidade das embalagens alimentares, a Lactalis Nestlé, empresa do segmento de iogurtes e sobremesas, vem utilizando plástico reciclado em suas embalagens.
A princípio, o material reciclado se aplica nas garrafas dos lácteos refrigerados da empresa, sendo fabricadas com o Polietileno circular da gama Repsol Reciclex.
.
Que é pioneira no uso do material na categoria de produtos refrigerados.
Sobretudo, as duas empresas estão comprometidas com a sustentabilidade e, por isso, querem impulsionar o uso de embalagens circulares no setor alimentar.
Com isso, as garrafas Kéfir Nestlé, que são produzidas em Guadalajara para Portugal e Espanha, detém 30% de plástico reciclado.
Já as embalagens de iogurte líquido da marca Yoggi, comercializadas em Portugal, são feitas com 10% de material reciclado.
Nesse sentido, essas embalagens seguem a certificação do balanço de massas de ISCC PLUS.
Tecnologia de reciclagem avançada
Na fabricação das embalagens circulares, a Repsol utiliza técnicas de reciclagem avançada, permitindo o uso alimentar.
A princípio, essa tecnologia possibilita aproveitar os resíduos plásticos que não podem ser reciclados de forma mecânica, assim, dando uma nova vida.
Isto é, estes resíduos convertem-se numa nova matéria-prima para os processos da Repsol.
Dessa forma, permitindo à empresa produzir novos materiais circulares com a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, porém de forma sustentável.
Assim, os materiais circulares cumprem os mais altos requisitos de qualidade e higiene da indústria alimentar.
Todos os plásticos reciclados que se aplicam nas embalagens circulares, contam com a certificação ISCC PLUS. O que garante a rastreabilidade dos materiais reciclados utilizados em todo o processo.
Repsol e Nestlé no caminho da circularidade do plástico
Para Luís Farré, diretor-geral da Lactalis Nestlé, poder utilizar plástico reciclado na fabricação das garrafas refrigeradas representa um importante passo na circularidade.
Ele destaca: “O compromisso de todos será essencial para o sucesso deste projeto. Indo desde o consumidor até aos diferentes agentes como a Repsol, a Logoplaste e a Lactalis Nestlé”.
Dessa forma, juntas, impulsionam a circularidade das embalagens no setor alimentício.
Nesse mesmo viés, Pablo Giner, diretor do Negócio de Polietileno da Repsol, comenta sobre a iniciativa.
Giner declara: “Agradecemos à Lactalis Nestlé, uma referência no seu setor, a sua confiança na Repsol para poder concretizar esta importante aliança”.
Assim, ele acredita o alcance mais rápido dos objetivos comuns em matéria de segurança alimentar e sustentabilidade.
As duas empresas apoiam o incentivo à utilização de embalagens circulares no setor alimentar.
Sendo um dos mais exigentes no que diz respeito aos requisitos técnicos de segurança.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Lactalis Nestlé e Repsol, estão comprometidas a impulsionar o uso de embalagens circulares no setor alimentar
Última atualização em 8 de setembro de 2022