Primeiro cartão de plástico reciclado
O banco digital do Itaú Unibanco, iti, lançou o primeiro cartão do Brasil fabricado com plástico 100% reciclado.
A princípio, a novidade do iti foi lançada juntamente com a Idemia, empresa líder mundial em emissão de cartões de pagamento.
Segundo a Idemia, a iniciativa promove a redução de 46% na emissão de CO², além de gerar economias de 46% na energia.
A empresa já oferece cartões com 85% de material reciclado e, de acordo com o banco digital, todos os novos cartões emitidos serão totalmente reciclados.
João Araújo, diretor do iti Itaú, afirma que: “A novidade está relacionada à preocupação que temos com questões relevantes na sociedade. Já temos uma forte agenda de inclusão financeira e de diversidade”.
Ele continua: “Agora, ao sermos a primeira instituição financeira a utilizar apenas plástico reciclado em um cartão, aceleramos nossas iniciativas em prol do meio ambiente”.
Assim, o banco digital se insere dentro dos Compromissos de Impacto Positivo da instituição.
Que já conta com metas específicas para redução de impacto ambiental e foco na ecoeficiência até 2030.
Iogurte com plástico reciclado
A empresa de iogurtes e sobremesas lácteas do grupo Lactalis, Longa Vida, anunciou a meta de incorporar 50% de plástico reciclado em todas as garrafas da marca Yoggi até 2025.
Dessa forma, a fabricação de garrafas para as gamas Kefir Nestlé e Yoggi comercializadas em Portugal incorpora plástico reciclado da Repsol.
Isto é, se utiliza tecnologias de ponta que permitem dar nova vida a resíduos plásticos que até agora não podiam ser reciclados mecanicamente e que passam agora a poder ser utilizados para embalagens de uso alimentar.
Nuno Tavares, diretor geral da Longa Vida, explica: “Com esta nova solução tecnológica, é possível substituir anualmente 35 toneladas de plástico virgem por plástico reciclado nas embalagens de YOGGI comercializadas em Portugal”.
Segundo ele, “a meta é incorporar 50% de plástico reciclado (rPET) em todas garrafas de YOGGI até 2025”.
Ou seja, a utilização de plástico reciclado no fabrico das garrafas da marca representa um passo importante para a circularidade. “Além de envolver o compromisso de todos, desde o consumidor na separação de resíduos até aos produtores e engarrafadores”, conclui Nuno Tavares.
Desde junho deste ano, as garrafas da gama Kefir Nestlé se fabricam com 30% de material reciclado e as garrafas de iogurte líquido da marca Yoggi tem 10% de material reciclado.
Assim, a Longa Vida é pioneira na utilização de materiais circulares para embalagens alimentares.
Que apresentam a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, mas de forma mais sustentável, um compromisso da Lactalis-Nestlé.
Camisetas de reciclado
O projeto TransforMAR recolheu 180 toneladas de resíduos e materiais plásticos, em cinco anos de atuação. Esses materiais resultaram na fabricação de camisetas e na construção de uma linha de vestuário.
Isso porque, os resíduos passíveis de serem reciclados se transformou em t-shirts, Made in Portugal.
Que é feito com 100% de plástico reciclado, eles anunciaram os responsáveis do projeto numa cerimónia pública que decorreu no Aquário Vasco da Gama.
Nesse sentido, os materiais recolhidos não passíveis de ser reciclados e as redes de pesca no mar, cedidas pela Marinha (6 toneladas/ano), foram reaproveitados na criação de esculturas de grande dimensão.
Isto é, as obras de arte da artista plástica Soraia Domingos foram expostas em Vila Nova de Gaia (Labirinto de redes), Portimão (Tartaruga gigante) e na vila da Nazaré (A onda que ninguém quer surfar).
Sobretudo, o projeto Transformar visa sensibilizar a população para comportamentos mais sustentáveis e procura incutir princípios da economia circular.
Sempre através da redução, reutilização e reciclagem do plástico e metal recolhidos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. O cartão do banco iti promove a redução de 46% na emissão de carbono. Até 2050, a Longa Vida pretende ter 100% de suas embalagens feitas com plástico reciclado. O plástico recolhido do mar pelo projeto TransforMAR vira esculturas e peças de roupa
Última atualização em 30 de outubro de 2022