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Carroceria de caminhão sustentável pela PepsiCo

Plastico de engenharia Redação
31 de julho de 2022
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A frota sustentável é feita com plásticos reciclados que foram utilizadas nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes da marca

A PepsiCo, alinhada às suas metas globais de sustentabilidade, inova mais uma vez e lança um protótipo de carroceria de caminhão sustentável.

Em síntese, é feita com plástico reciclado, mais especificamente de BOPP e garrafas PET, materiais usados nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes de suas marcas. 

Leia também:

Esta é uma iniciativa pioneira no mercado e faz parte da transformação estratégica da companhia, o PepsiCo Positive.

PepsiCO Positive visa gerar valor sustentável por meio de três pilares: 

  • Agricultura positiva;
  • Cadeia de valor positiva;
  • Escolhas positivas. 

O protótipo da carroceria de caminhão sustentável

A agenda consolida as ações da empresa em toda a sua cadeia produtiva e coloca a sustentabilidade no centro dos negócios.

Dessa forma, inclui o desenvolvimento da economia circular e o reforço de sua frota sustentável, que hoje já é uma das maiores do setor de bens de consumo no Brasil e no mundo. 

O protótipo da carroceria de caminhão sustentável desenvolveu-se utilizando como base embalagens recicladas de produtos da empresa na composição. 

Para a fabricação da carroceria, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico. No entanto, nesse processo, quando misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original. 

Este material passou por diversos testes a fim de assegurar sua segurança e durabilidade.

Entre eles o de envelhecimento artificial estimado em 10 anos, bem como elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possibilidade de utilizá-lo em larga escala em sua frota.

Os materiais utilizados no projeto da Carroceria de caminhão sustentável

Carroceria de caminhão sustentável

Para o projeto da carroceria de caminhão sustentável foram utilizados cerca de 3 quilos de embalagens plásticas de BOPP .

Tudo isso, representa cerca de 750 unidades de bolsas de salgadinhos, e 18 Kg de plástico PET – aproximadamente 368 garrafas.

Novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização destes recicláveis na composição da fibra, que pode consumir até 99% menos energia em kWh na sua produção em comparação a carroceria convencional feita de alumínio.

Anderson Pinheiro, Diretor de Transportes da PepsiCo Brasil afirma “A preocupação com o Planeta está no centro dos esforços da PepsiCo e na área de transportes estamos cada vez mais atentos a essa necessidade de mudança para uma frota mais sustentável. Ações como essa reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e, também, com a economia circular do plástico, material para o qual buscamos alternativas para que não se torne lixo e possa ser ressignificado. Apenas com o projeto de carroceria sustentável pretendemos reciclar aproximadamente 5 toneladas de plásticos em um ano.”


PepsiCo expande frota de veículos elétricos e movidos a GNV 

Além da carroceria de caminhão sustentável, a PepsiCo também anuncia a compra de vinte caminhões elétricos e cinco movidos a GNV para reforçar sua frota sustentável. 

No entanto, dezenove veículos elétricos são da JAC Motors, modelo iEV 1200T, do qual a empresa já havia adquirido dez unidades em 2020. Além de um da Volkswagen, modelo e-Delivery11, primeiro caminhão elétrico 100% nacional. 

Os 5 veículos movidos a GNV (gás natural veicular), são da SCANIA, além disso, são do mesmo modelo que a companhia adquiriu 18 caminhões no ano passado. 

A empresa foi a primeira a usar caminhões movidos a gás natural e umas das pioneiras no uso de caminhões elétricos em sua frota.

Dessa maneira, reforça o seu compromisso com a mitigação dos impactos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera e com a sustentabilidade em toda sua cadeia de valor.  

Todas essas ações vêm ao encontro da meta global da PepsiCo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% em sua cadeia produtiva até 2030. 

Além da frota de carroceria de caminhão sustentável, leia também, PQ parafuso cabeça quadrada: um reforço de qualidade às presilhas de fixação.

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Última atualização em 31 de julho de 2022

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