O USB Implementers Forum (USB-IF), organização sem fins lucrativos responsável por definir os protocolos relacionados ao padrão USB, apresentou nesta quinta-feira (30) novos logotipos de certificação de energia para cabos USB-C. As mudanças visam evitar confusões na hora de comprar o acessório.
De acordo com a entidade, os novos logos permitem ao usuário identificar mais facilmente as capacidades de carregamento de cabos USB-C certificados, compatíveis com uma ampla gama de eletrônicos. Uma atualização recente permitiu aumentar o suporte para 240W, mas nem todos os acessórios disponíveis suportam essa potência máxima.
Além de destacar se o cabo suporta 60W ou 240W de potência de carregamento com um design renovado, o USB-IF também atualizou os selos de certificação USB4. A partir da alteração, fica mais fácil saber qual é a velocidade máxima de transferência de dados do produto que você está utilizando (20 Gbps ou 40 Gbps).
Novos logotipos para cabos USB-C certificados.Fonte: USB-IF/Divulgação
Como é possível encontrar uma maior lentidão em relação aos dados (20 Gbps de transferência) e a maior velocidade de carregamento (240W) no mesmo produto, ou vice-versa, o grupo também criou um logotipo para acabar com essa dúvida. A nova classificação indica que o acessório suporta as velocidades mais altas em ambas as categorias.
combater a pirataria
Evitar a confusão na hora de comprar e usar um cabo USB Type-C não é a única proposta da atualização. De acordo com a USB-IF, os novos selos também são uma forma de incentivar o consumidor a comprar apenas produtos originais e certificados, o que pode reduzir as chances de problemas nos equipamentos.
Como apenas os acessórios certificados pela entidade exibirão os logotipos redesenhados, ela acredita que isso incentivará os compradores a optarem por fontes confiáveis, combatendo a pirataria. As novas marcas devem começar a aparecer nas embalagens dos produtos em breve.
Última atualização em 23 de outubro de 2022