Plástico Pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Os cabides já estão disponíveis em 500 pontos de vendas. Técnica converte 95% do açúcar purificado em plástico. O novo espaço da Mapeei tem foco em dar visibilidade a pequenos e grandes produtores, artistas locais e artesãos sustentáveis
Empresa cria cabide feito com plástico descartado
A rede francesa de lavanderias, 5àsec, em parceria com a companhia Wise, que utiliza embalagens plásticas descartadas para produção de matéria-prima, desenvolveu o Cabide Sustentável.
Essa iniciativa colabora para as pátrias ESG da rede, tendo como objetivo movimentar a economia circular e favorecer cooperativas de reciclagem.
Sobretudo, essa não é a primeira iniciativa sustentável da 5àsec, a empresa já implementou o porta-tíquetes de papel reciclado e as capas retornáveis.
Além disso, a rede usa insumos químicos biodegradáveis e já trabalha com cabides de plástico de origem sustentável. Assim como já participa de comitês de ESG de alguns setores.
A princípio, os novos cabides vai para os mais de 500 pontos de vendas da 5àsec.
Sendo motivados pela comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente.
No cabide, estará escrito “5àsec Sustentável – Já fui embalagem descartada. Hoje sou este cabide utilizado pela 5àsec”. Com isso, a ideia é que o consumidor capte a mensagem e tenha ciência da importância da iniciativa.
De acordo com Fábio Roth, CEO da 5àsec Brasil, o Brasil conta com uma quantidade imensa de plástico descartado.
Roth destaca: “Para que esse tipo de material seja reaproveitado e transformado, como no caso dos cabides, a parceria com a Wise foi essencial”.
Além desse projeto, a 5àsec criou estratégia de cashback de cabides.
Dessa forma, incentivando a reutilização dos cabides enviados com as peças de roupas que recebem os serviços da lavanderia.
Assim, a iniciativa funciona como desconto ao cliente para cada cabide que se devolve, é higienizado e reutilizado.
Plástico de biomassa pode substituir o PET
Desenvolvido por cientistas da Escola de Ciências Básicas da EPFL, o bioplástico derivado de biomassa atende aos critérios técnicos para substituir o PET comum.
A princípio, o plástico é muito semelhante ao PET, sendo flexível, transparente, resistente ao calor e a gases como o oxigênio.
Assim, o tornando um potencial candidato para substituição de embalagens de alimentos, medicamentos, têxteis e componentes eletrônicos.
Além disso, o bioplástico pode ser reciclado quimicamente e degradado, transformando-se em açúcares inofensivos.
O professor Jeremy Luterbacher, responsável pela liberação da pesquisa, conta que transformaram madeira ou outro material vegetal comestível, para produzir o plástico em etapa única.
Luterbacher explica: “Ao manter a estrutura do açúcar intacta dentro da estrutura molecular do plástico, a química é muito mais simples que as alternativas atuais”.
Em suma, a técnica é baseada em uma descoberta que o professor e seus colegas publicaram em 2016.
Nessa descoberta, a adição de um aldeído poderia estabilizar certas frações do material vegetal.
Nova loja reúne marcas sustentáveis
A Mapeei, abre nova loja comprometida com a sustentabilidade. O novo negócio está aberto para todas as pessoas com o mesmo compromisso e missão da empresa.
A princípio, essa loja é um espaço colaborativo, onde será alternativa para pequenos e grandes produtores, artistas locais e artesãos sustentáveis.
Nela, eles poderão dar visibilidade aos seus produtos, em um estilo market place.
Lógico Vargas, idealizadora e proprietária da Mapeei, diz: “Estamos há anos pesquisando produtos, práticas e hábitos, não só no Brasil como ao redor do mundo”.
Segundo ela, o foco é no desenvolvimento sustentável para conseguir dar suporte para uma vida com desperdício zero.
De início, o novo espaço trará marcas parceiras como a Jaci Natural, Ares de Mato e a Santo Incenso, além das inúmeras novidades sustentáveis.
Todo parceiro da loja colaborativa poderá contar com serviços como curadoria e infraestrutura física.
Bem como, opção de venda na loja física ou online, equipe de vendas qualificada, troca de experiências e atendimento personalizado.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 21 de julho de 2022