Cabide de plástico descartado, Bioplástico PET e Lojas de marcas sustentáveis

Cabide de plástico descartado, Bioplástico PET e Lojas de marcas sustentáveis

Plástico Pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Os cabides já estão disponíveis em 500 pontos de vendas. Técnica converte 95% do açúcar purificado em plástico. O novo espaço da Mapeei tem foco em dar visibilidade a pequenos e grandes produtores, artistas locais e artesãos sustentáveis

Empresa cria cabide feito com plástico descartado

Empresa cria cabide feito

A rede francesa de lavanderias, 5àsec, em parceria com a companhia Wise, que utiliza embalagens plásticas descartadas para produção de matéria-prima, desenvolveu o Cabide Sustentável.

Essa iniciativa colabora para as pátrias ESG da rede, tendo como objetivo movimentar a economia circular e favorecer cooperativas de reciclagem.

Sobretudo, essa não é a primeira iniciativa sustentável da 5àsec, a empresa já implementou o porta-tíquetes de papel reciclado e as capas retornáveis.

Além disso, a rede usa insumos químicos biodegradáveis e já trabalha com cabides de plástico de origem sustentável. Assim como já participa de comitês de ESG de alguns setores.

A princípio, os novos cabides vai para os mais de 500 pontos de vendas da 5àsec.

Sendo motivados pela comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente.

No cabide, estará escrito “5àsec Sustentável – Já fui embalagem descartada. Hoje sou este cabide utilizado pela 5àsec”. Com isso, a ideia é que o consumidor capte a mensagem e tenha ciência da importância da iniciativa.

De acordo com Fábio Roth, CEO da 5àsec Brasil, o Brasil conta com uma quantidade imensa de plástico descartado.

Roth destaca: “Para que esse tipo de material seja reaproveitado e transformado, como no caso dos cabides, a parceria com a Wise foi essencial”.

Além desse projeto, a 5àsec criou estratégia de cashback de cabides.

Dessa forma, incentivando a reutilização dos cabides enviados com as peças de roupas que recebem os serviços da lavanderia.

Assim, a iniciativa funciona como desconto ao cliente para cada cabide que se devolve, é higienizado e reutilizado.

Plástico de biomassa pode substituir o PET

Plástico de biomassa pode substituir o PET

Desenvolvido por cientistas da Escola de Ciências Básicas da EPFL, o bioplástico derivado de biomassa atende aos critérios técnicos para substituir o PET comum.

A princípio, o plástico é muito semelhante ao PET, sendo flexível, transparente, resistente ao calor e a gases como o oxigênio.

Assim, o tornando um potencial candidato para substituição de embalagens de alimentos, medicamentos, têxteis e componentes eletrônicos.

Além disso, o bioplástico pode ser reciclado quimicamente e degradado, transformando-se em açúcares inofensivos.

O professor Jeremy Luterbacher, responsável pela liberação da pesquisa, conta que transformaram madeira ou outro material vegetal comestível, para produzir o plástico em etapa única.

Luterbacher explica: “Ao manter a estrutura do açúcar intacta dentro da estrutura molecular do plástico, a química é muito mais simples que as alternativas atuais”.

Em suma, a técnica é baseada em uma descoberta que o professor e seus colegas publicaram em 2016.

Nessa descoberta, a adição de um aldeído poderia estabilizar certas frações do material vegetal.

Nova loja reúne marcas sustentáveis

Nova loja reúne marcas sustentáveis

A Mapeei, abre nova loja comprometida com a sustentabilidade. O novo negócio está aberto para todas as pessoas com o mesmo compromisso e missão da empresa.

A princípio, essa loja é um espaço colaborativo, onde será alternativa para pequenos e grandes produtores, artistas locais e artesãos sustentáveis.

Nela, eles poderão dar visibilidade aos seus produtos, em um estilo market place.

Lógico Vargas, idealizadora e proprietária da Mapeei, diz: “Estamos há anos pesquisando produtos, práticas e hábitos, não só no Brasil como ao redor do mundo”.

Segundo ela, o foco é no desenvolvimento sustentável para conseguir dar suporte para uma vida com desperdício zero.

De início, o novo espaço trará marcas parceiras como a Jaci Natural, Ares de Mato e a Santo Incenso, além das inúmeras novidades sustentáveis.

Todo parceiro da loja colaborativa poderá contar com serviços como curadoria e infraestrutura física.

Bem como, opção de venda na loja física ou online, equipe de vendas qualificada, troca de experiências e atendimento personalizado.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Última atualização em 21 de julho de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Fábrica produz telhas plásticas que geram energia elétrica

Fábrica produz telhas plásticas que geram energia elétrica

Next Article
Indústria do plástico busca inovação em reciclagem

Indústria do plástico busca inovação em reciclagem




Related Posts