Braskem lança primeiros grades de EVA com matéria-prima reciclada para o mercado de calçados e materiais esportivos no Brasil
Os novos produtos do gênero lançados pela Braskem
A Braskem lança, neste mês de Novembro, duas novas soluções em EVA, produzidas a partir de matéria-prima reciclada. Os novos compostos integram o portfólio Wenew, ecossistema de circularidade da Braskem. Segundo a empresa, são os primeiros produtos do gênero lançados pela empresa no mercado.
Vantagens direcionadas aos setores calçadista e de materiais esportivos
A Braskem afirma que os dois novos grades oferecem benefícios direcionados aos setores calçadista e de materiais esportivos. Eles são produzidos a partir de aparas excedentes da indústria calçadista, o que possibilita o aproveitamento desses resíduos de maneira adequada para a confecção de novos produtos. Além disso, as aplicações dessas duas soluções fazem com que os produtos finais tenham maior resistência mecânica durante os esforços físicos, garante a empresa.
Aplicações e benefícios dos novos produtos
Um dos grades pode ser aplicado em chapas que compõe os tatames para academias, palmilhas de tênis e tapetes para yoga. Já o outro produto é destinado à injeção na entressola e unissola de calçados. Essa última solução, além de ser composta por matéria-prima reciclada, contém 30% de resina renovável obtida da cana-de-açúcar (EVA de origem renovável), o que, dependendo da composição final do produto, poderia contribuir para uma solução carbono neutro ou com emissão próxima a zero.
Compromisso com a sustentabilidade
Para Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, o lançamento dos novos grades estão alinhados com os compromissos de sustentabilidade da companhia. “Até 2030, a Braskem tem como meta incluir 1 milhão de toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado em seu portfólio de produtos e pretende evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou descartados no meio ambiente”, explica. “Além disso, as novas soluções vão contribuir também para a jornada ESG de nossos parceiros, uma vez que oferecem oportunidade de desenvolvimento mais sustentável aos clientes, transformadores e brand owners, resultando em uma menor emissão de carbono, quando comparado com as resinas de origem fóssil”.
A contribuição da Braskem para a sustentabilidade dos setores calçadista e de materiais esportivos
Aproveitar adequadamente as aparas industriais dos setores calçadista e de materiais esportivos foi um objetivo desafiador. Juliani Capra da Silva, Engenheira de Aplicação da Braskem, destaca o desempenho da companhia em poder contribuir para a sustentabilidade nesses dois setores a partir das novas soluções. “A Braskem vem trabalhando fortemente para impulsionar todos os elos da cadeia rumo à economia circular. Todo esse esforço nos permitiu desenvolver os primeiros grades de EVA reciclado do Brasil”, declara a executiva. “O que estamos fazendo de diferente e inovador é que conseguimos recolher os resíduos excedentes de EVA que as empresas descartariam e transformá-los em matéria-prima para a fabricação de novos produtos, principalmente calçados, com menos emissão de CO2”.
Propriedades técnicas e impacto ambiental
Ambos os grades possuem as mesmas propriedades técnicas dos produtos de origem fóssil, além de permitir a reinserção de resíduos plásticos na cadeia produtiva, evitando que eles cheguem à natureza.
Tags: Braskem, EVA, Indústria de Calçados, Plásticos, Reciclagem, Wenew
Última atualização em 20 de fevereiro de 2024