Braskem Idesa e Advario anunciam parceria para construir o Terminal Químico Puerto México em Veracruz

Braskem Idesa e Advario anunciam parceria para construir o Terminal Químico Puerto México em Veracruz

Braskem Idesa e Advario anunciam parceria para construir o Terminal Químico Puerto México em Veracruz

Investimento aproximado é de US$ 400 milhões de dólares

A Braskem Idesa (BI) anunciou a assinatura de um acordo que tem por objeto o investimento conjunto para a construção e operação de um terminal de importação de etano em Veracruz, México. O Terminal Química Puerto México (TQPM) terá participação de 50% da Advario.

Com investimento estimado de US$ 400 milhões, o projeto tem previsão de início de construção em julho de 2022 e conclusão até o final de 2024. As obras serão realizadas no estado de Veracruz, nos municípios de Coatzacoalcos e Nanchital, em um terreno na parte norte da lagoa de Pajaritos, com uma área de 10 hectares e ligada ao complexo BI através de uma conduta de 11 quilómetros. Também será construído um novo cais na lagoa de Pajaritos com área exclusiva para operações com etano criogênico. Esta obra é um importante projeto de infraestrutura que faz parte do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, uma importante iniciativa do Governo do México.

A Advario é a divisão holandesa da empresa alemã Oiltanking, especializada na construção, financiamento e operação de terminais portuários, com foco em infraestrutura, logística para armazenamento de produtos líquidos a granel, incluindo gases criogênicos, hidrocarbonetos e petroquímicos. A empresa possui um portfólio de empresas de terminais de armazenamento que opera nos cinco continentes, em 21 países, incluindo o México. A empresa tem uma forte orientação para o cliente e oferece uma infraestrutura sob medida para cada projeto.

“Com esta associação, a BI trabalhará com uma das empresas mais conceituadas do setor, que agregará tecnologia, conhecimento e segurança nas operações de TQPM. Estamos muito satisfeitos com o anúncio da parceria”, comentou Stefan Lepecki, CEO da Braskem Idesa.

Bas Verkooijen, CEO da Advario, comentou sobre a parceria com o BI: “A Advario tem orgulho de fazer parceria com a Braskem Idesa neste projeto. O desenvolvimento do Terminal Químico do Porto do México é outro exemplo importante do compromisso da Advario em fazer parceria com líderes do setor e focalizar em oportunidades de crescimento em produtos químicos, gases e novas energias. Estamos ansiosos para uma colaboração longa e bem-sucedida e trazer nossa profunda experiência para este projeto emocionante.”

A Braskem Idesa destaca o valor agregado que a Advario traz como parceira para garantir o sucesso deste projeto de classe mundial com sua vasta experiência. O terminal de importação de etano complementará o fornecimento de hidrocarbonetos no México e fornecerá o etano adicional necessário à Braskem Idesa para operar a plena capacidade, aumentando assim a disponibilidade de gás e a competitividade de toda a indústria petroquímica e de plásticos mexicana.

O TQPM é um projeto greenfield, pois tudo será instalado em uma área onde não há infraestrutura disponível e impactará positivamente na cidade de Coatzacoalcos e Nanchital na geração de empregos, contratação de fornecedores e criação de nova infraestrutura logística para a região e o estado de Veracruz. A expectativa é gerar cerca de 2.000 empregos durante sua construção, enquanto que a maior disponibilidade de etano sustentará outras cadeias produtivas importantes para a indústria petroquímica do país.

Curta nossa página no

Tags: Braskem-Idesa, Etano, Infraestrutura, Petroquímica, Plásticos, Terminal Portuário


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Embalagens em EPS ampliam proteção e conservação de produtos frescos na cadeia de consumo

Embalagens em EPS ampliam proteção e conservação de produtos frescos na cadeia de consumo

Next Article
Estratégia de sustentabilidade do RadiciGroup mira critérios ESG

Estratégia de sustentabilidade do RadiciGroup mira critérios ESG




Related Posts