Braskem, Antilhas e Solví desenvolvem embalagem feita com material reciclado e pós-consumo para fertilizante orgânico.


Solução monomaterial para embalagem de fertilizantes orgânicos da Organosolví impulsiona a economia circular no varejo

A Braskem, em parceria com a Antilhas e a Solví, empresa especializada em tratamento, destinação e valorização de resíduos, desenvolveram uma embalagem inovadora e sustentável para armazenar os fertilizantes orgânicos da Organosolví, empresa do Grupo Solví. Essa embalagem, fabricada no Cazoolo – Lab de Design para Embalagens Circulares da Braskem, é 100% reciclável e feita de Polietileno (PE), contando ainda com resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew, proveniente da logística reversa de embalagens flexíveis.

O fertilizante orgânico da Organosolví, produzido a partir da compostagem de resíduos agrícolas e orgânicos, contribui para a recuperação dos solos e oferece uma nutrição segura para o cultivo de plantas, flores e frutas. Agora, esse produto orgânico e sustentável, já utilizado por grandes produtores de alimentos, está disponível para os consumidores em diversos Garden centers e lojas de plantio em todo o Brasil.

A embalagem desenvolvida pela Braskem, Antilhas e Solví possui 57% de PCR Wenew em sua composição, o que reduz em média 25% das emissões de CO2 em comparação com embalagens feitas com matéria-prima virgem. Ao investir em parcerias como essa, a Braskem contribui para impulsionar a economia circular e promover a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Além disso, a embalagem stand-up pouch, produzida pela Antilhas, utiliza a tecnologia exclusiva da empresa Gelflex Electron Beam, que reduz o consumo de energia em 50% e as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC’s) em 95%. Com essa embalagem monomaterial feita de polietileno (PE), a Antilhas promove o fechamento da economia circular e impacta positivamente o meio ambiente.

O desenvolvimento dessa embalagem sustentável foi possível graças ao ecossistema de inovação criado pelas empresas envolvidas. A embalagem une dois importantes conceitos de circularidade: a sua composição monomaterial facilita o processo de reciclagem mecânica, permitindo que seja recuperada e reintegrada como matéria-prima, e a utilização de conteúdo reciclado (PCR) atende às demandas da Organosolví por uma embalagem mais sustentável.

Para incentivar o consumidor final a participar dessa circularidade proposta, as embalagens trarão orientações sobre o descarte adequado, que poderá ser feito nos sistemas de coleta seletiva mais próximos, em coletores identificados pela cor vermelha (plásticos) ou na fração seca. O Grupo Solví também possui parceria com a startup Coletando, que possui ecopontos em diversas cidades do Brasil. Ao serem descartadas nesses ecopontos, as embalagens de polietileno podem ser recuperadas pela Braskem, que as transformará em resinas recicladas pós-consumo e, posteriormente, em novos produtos, impulsionando ainda mais a economia circular.

Essa parceria entre a Braskem, a Antilhas e a Solví demonstra o compromisso dessas empresas em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado. Ao unirem forças, elas impulsionam a economia circular e contribuem para a preservação do meio ambiente, promovendo uma gestão consciente de resíduos e a recuperação de recursos. O Grupo Solví, com seu primeiro produto de gôndola, estende sua excelência até o consumidor final, oferecendo um produto orgânico e sustentável, e conta com parcerias como essa para continuar oferecendo soluções para a vida.

#Braskem #Antilhas #Solví #criam #embalagem #reciclável #feita #conteúdo #pósconsumo #para #fertilizante #orgânico

Última atualização em 10 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

ILAC encoraja empresas do setor de acrílico a diminuírem sua pegada de carbono

Next Article

Feira PLAST 2023 na Itália expande sua abrangência global e espera presença significativa de compradores e expositores internacionais.




Related Posts