Até 2040, o Brasil pretende recuperar 50% de todas as embalagens plásticas geradas, evitando o descarte incorreto. Foi o que o governo brasileiro assumiu como compromisso no Comitê Intergovernamental de Negociação da ONU.
Essa pauta surge devido todos os anos, milhões de toneladas de plásticos acabam tendo destino incorretos no país.
Por isso, o descarte inadequado de embalagens criou um dos maiores desafios da atualidade.
.
Segundo o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, a reciclagem é uma ferramenta importante na promoção da eficiência energética.
Isso porque, o uso de plástico reciclado, por exemplo, reduz o impacto da energia e das emissões em mais de 50%.
Para outros materiais recicláveis, como papel, isso pode chegar até 80%. Apenas em 2021, no Brasil, foram recicladas 33 bilhões de latas de alumínio, cerca de 99% do total comercializado, um recorde mundial.
A lata feita a partir da reciclagem usa 70% menos energia e emite 71% menos gases de efeito estufa.
Outro ponto destaque é a logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas. Uma vez que, o índice brasileiro chega a 94%, bem acima dos segundos colocados, França e Alemanha, com 70%.
A luta pelo fim dos lixões
A destinação ambientalmente correta é aliada na luta pelo fim dos lixões. O Recicla+ criou o inovador crédito de reciclagem, permitindo que empresas comprem esses créditos para cumprirem as metas de logística reversa.
Dessa forma, iniciativas como a Escolas +Verdes atuam na formação do indivíduo, promovendo a educação ambiental na prática.
Até o momento, o programa Lixão Zero já fechou mais de 800 lixões em todo o Brasil.
Sobretudo, o Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos se torna adubo e os materiais recicláveis se reintroduz na cadeia produtiva.
Assim, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.
Segundo a Aliança Internacional do Lixo Zero, o conceito representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário.
Com foco na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Após estipular meta para reduzir em até 43% as emissões de carbono, o governo federal quer reutilizar 50% das embalagens plásticas produzidas no país
Última atualização em 12 de dezembro de 2022