Teste revela que biodiesel 100% pode ter rendimento equivalente ao diesel fóssil
Um teste realizado por DAF e JBS mostrou que o biodiesel 100% (B100) pode ter um rendimento equivalente ao diesel fóssil. Esse biocombustível é utilizado como uma alternativa para reduzir em 80% a emissão de gás carbônico. Nos últimos seis meses, um caminhão DAF 530 foi abastecido exclusivamente com o biodiesel produzido pela JBS Biodiesel e percorreu um total de 59.938 km, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos.
Biodiesel 100% na frota de caminhões da JBS
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está em busca da redução da pegada de carbono em seus negócios e apresentou os resultados da primeira etapa de testes no projeto para uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota de caminhões. O caminhão DAF 530 foi utilizado na rota logística entre Lins (SP) e o porto de Santos, no litoral paulista, abastecido exclusivamente com o biodiesel produzido pela JBS Biodiesel. Os resultados mostraram que o veículo abastecido com biodiesel 100% apresentou rendimento equivalente ao diesel e uma baixa emissão de gás carbônico.
Benefícios do biodiesel
O biodiesel é um combustível mais limpo, biodegradável e altamente eficiente no aspecto ambiental. Além de emitir até 80% menos gás carbônico do que o diesel fóssil, o biodiesel mostrou ser um substituto imediato desse combustível, compatível com a tecnologia já existente de motores da indústria automobilística. O uso do biodiesel traz uma contribuição relevante para reduzir as emissões relacionadas ao transporte.
Expansão dos biocombustíveis no Brasil
O teste com B100 na frota de caminhões está em linha com o movimento de expansão dos biocombustíveis no Brasil. O governo federal anunciou que a mistura do biodiesel no diesel passará de 12% para 14% a partir de março deste ano, com previsão de chegar a 15% até 2025. Além disso, o Executivo Federal enviou ao Congresso o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, com o objetivo de estimular o avanço dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
A JBS Biodiesel, uma das principais produtoras de biodiesel do Brasil, apoia essa expansão. A empresa, que possui unidades em Lins, Mafra (SC) e Campo Verde (MT), tem uma capacidade instalada de cerca de 785 milhões de litros por ano, contribuindo para o volume de biocombustível produzido no país.
Última atualização em 10 de fevereiro de 2024