Bicicleta de policarbonato
Pesquisa de mestrado do designer Paulista Francisco Martins Carabetta, desenvolveu a primeira bicicleta construída em impressão 3D de policarbonato 100% reciclado.
A princípio, o estudo se desenvolveu no laboratório de design Indexlab, da Universidade Politécnica de Milão, na Itália.
A inovação do brasileiro, batizada de “New01bike”, é uma bicicleta de uso comum, feita de material composto pela reciclagem de resíduos industriais de policarbonato.
Ou seja, um plástico de alta resistência que, se não tiver destinos de reutilização como esse, pode demorar séculos para se decompor no meio ambiente.
Nesse sentido, a equipe do projeto argumenta: “O objetivo é criar um sistema circular de produção e reciclagem. Assim, promovendo o uso sustentável desse plástico através de métodos que não comprometam a funcionalidade do produto”.
Desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia industrial Gimac, a produção da nova bicicleta de policarbonato se baseia no processo de impressão 3D.
Esse método possibilita criar exemplares personalizados, sem custos adicionais, atendendo melhor as características particulares de cada ciclista.
Colete salva vidas feito com garrafa de plástico
Ewan Morrell criou um colete salva-vidas produzido com restos de tecidos e que boia graças a garrafas de plástico.
Sobretudo, o projeto foi desenvolvido pelo estudante de design na Universidade de Northumbria, no Reino Unido.
Essa ideia surgiu depois de falar com um especialista do Royal National Lifeboat Institution (RNLI) e de ter percebido que este produto seria uma opção viável.
A princípio, o colete salva vidas foi pensado para ser produzido a partir de restos de tecido de fábrica.
Para flutuar, as pessoas teriam de instalar garrafas de água nos bolsos que rodeiam a peça.
Uma vez que, a garrafa plástica é que garante a flutuação do material na água.
Até agora, o colete já se testou em ambiente real no Reino Unido, no Quênia e na Índia. Agora, o designer quer levar para mais países.
Time de futebol vegano
O Clube Laguna, do Rio Grande do Norte, abriu sua empresa em abril deste ano. O time é o primeiro vegano no mundo todo.
Agora no segundo semestre o time disputará a sua primeira competição oficial: a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar.
Antes disso, a Inglaterra, há mais de dez anos, vem mostrando que é possível existir e sobreviver no mundo do futebol sem que os animais sofram.
Assim, o responsável pelo feito é o Forest Green Robers, clube fundado em 1889, sediado na região de Nailsworth, oeste da Inglaterra.
O time foi comprado pelo vegano Dale Vince, multimilionário e fundador da empresa de energia renovável Ecotricity.
Dessa forma, várias de iniciativas sustentáveis se aplicaram, a primeira delas, se eliminou qualquer alimento de origem animal no dia a dia do clube.
Além disso, outra mudança foi no uniforme da equipe, que hoje é feito por borras de café e plástico reciclado.
Dele finaliza explicando: “Nossa aventura em materiais alternativos continua. Quando fomos pioneiros no bambu, isso foi considerado uma ideia revolucionária. O pensar de usar borra de café não é menos radical ou surpreendente”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A produção da nova bicicleta é baseada no processo de impressão 3D. A garrafa plástica garante a flutuação do colete salva vidas na água. O time Forest Green Robers tem camisa de plástico reciclado e ônibus elétrico.
Última atualização em 7 de setembro de 2022