BASF apresenta visão de sua jornada em direção a um futuro sustentável com os plásticos na K 2022
- Na feira K 2022, em outubro de 2022, a BASF apresentará sua ‘Jornada Plástica’ (PRODUZIR – USAR – RECICLAR) em direção a uma economia de plásticos mais sustentável
- A BASF apresentará soluções sustentáveis para indústrias tais como a Automotiva, de Construção ou Embalagem – acompanhadas de painéis de discussão de especialistas
A BASF apresentará sua jornada para avançar em direção ao objetivo de uma economia circular na feira K 2022, que é a feira mundial mais importante para a indústria de plásticos e borracha. A K 2022 acontece em Düsseldorf, Alemanha, de 19 a 26 de outubro de 2022, comemorando seu 70º aniversário. A BASF vem expondo na K desde que a feira estreou em 1952, mostrando continuamente seu compromisso com a indústria de plásticos.
“Na K 2022, nosso tema é ‘Vá e Crie! – Benvindo à Nossa Jornada Plástica’”, diz Dr. Martin Jung (foto), presidente da Divisão Performance Materials. “Convidamos todos os visitantes a se juntarem à nossa jornada em direção a um futuro sustentável com os plásticos. Vamos mostrar produtos e soluções porém, mais do que isso, queremos dar insights sobre nossos conceitos e planos. A Jornada do Plástico em direção a uma economia mais sustentável precisa de uma abordagem cooperativa e isto ainda tem um longo caminho a percorrer. É o que queremos expressar.” A Jornada do Plástico consiste de três fases que representam o ciclo de vida dos plásticos: PRODUZIR, USAR e RECICLAR. A BASF afirma oferecer produtos e soluções para todas as três fases dessa jornada.
“Demonstraremos nossas capacidades e idéias na K 2022, exibindo vários projetos de cocriação com parceiros e clientes de indústrias como a automotiva, de construção, Eletroeletrônicos, embalagens e produtos de consumo”, acrescenta Jung, “Esses projetos variam desde produtos com Pegada de Carbono Zero ou de baixo valor até novos produtos feitos de matérias-primas recicladas, a fim de conservar matérias-primas fósseis. Como uma empresa integrada com nossa própria base de produção química, somos um facilitador-chave para ajudar nossos clientes a descarbonizar suas cadeias de valor.” A BASF se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 em 25% até 2030 e atingir zero de emissões líquidas de CO2 até 2050.
Outro forte foco será em modelos de cadeia de valor digitais e orientados por dados para ajudar os clientes da BASF a se transformarem em direção a um futuro neutro em CO2. Nesta área, a BASF introduziu um aplicativo digital para calcular as emissões de CO2 de cerca de 45.000 produtos de vendas da BASF.
PRODUZIR (MAKE): As soluções da BASF melhorando a maneira como os plásticos são feitos
“A fase MAKE visa melhorar o modo como os plásticos são feitos – desde o design do produto até a escolha das matérias-primas e o próprio processo de fabricação em si”, explica Jung. Na K 2022, a BASF apresentará soluções para rastrear e reduzir a Pegada de Carbono do Produto ao longo de toda a cadeia de valor em diferentes indústrias. Por exemplo, a BASF é membro do Catena-X, um esforço colaborativo da indústria automotiva para construir um ecossistema orientado a dados.
A BASF também apresentará uma série de soluções para reduzir a Pegada de Carbono de Produto usando matéria-prima renovável ou reciclada, como no caso do portfólio de Estirênicos em embalagens e construção. Os materiais da BASF de biomassa certificados por balanço também são usados por clientes da indústria de móveis ou por uma marca de calçados de segurança que oferece um sapato de segurança neutro em carbono contendo poliuretano de biomassa da BASF certificado por balanço de massa de acordo com a REDcert2. Outro exemplo de como os plásticos e, portanto, os produtos de consumo podem ser fabricados de forma mais sustentável são as calças para uso ao ar livre feitas de matérias-primas obtidas por meio da reciclagem química de pneus em fim de vida usando o Ultramid Ccycled da BASF.
USAR (USE): As soluções da BASF melhorando o desempenho dos plásticos
“Os plásticos trazem muitos benefícios de sustentabilidade”, enfatiza Jung, “Na fase de USO de seu ciclo de vida, os plásticos exercem todos os seus pontos fortes: melhorando a eficiência energética por meio de seu peso leve, prolongando os ciclos de vida do produto graças à sua robustez e desempenho máximo, e permitindo aplicações mais sustentáveis em setores como mobilidade elétrica e eletrodomésticos.”
Na K 2022, a BASF mostrará vários exemplos de plásticos como verdadeiros materiais de desempenho para a sustentabilidade: desde poliamidas seguras e duráveis para componentes de alta tensão dentro da infraestrutura de carregamento da mobilidade elétrica até a habilitação de um disjuntor miniaturizado verde (MCB) para o negócio de Eletroeletrônicos que usa um composto 100% à base de poliamida 6 reciclada via óleo de pirólise de pneus em fim de vida – sem comprometer a robustez do MCB. A BASF afirma que seus plásticos também ajudam a melhorar a eficiência energética, por exemplo, para clientes da indústria de refrigeração que enfrentam altos requisitos para obter o selo de energia mais alto.
RECICLAR (RECYCLE): as soluções da BASF melhorando os métodos de reciclagem de plásticos
“A questão crucial sobre os plásticos é o que acontece com eles no final de sua vida”, enfatiza o Dr. Martin Jung, “Para alcançar uma economia circular, precisamos melhorar muito a reciclagem de plásticos para fechar o ciclo”.
Para avançar na fase “RECICLAR” da Jornada do Plástico, a BASF afirma oferecer diversos pacotes de produtos que buscam e expandem todos os métodos de reciclagem existentes. Enquanto a subsidiária da BASF, trinamiX, oferece soluções inovadoras móveis de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para classificar e identificar diferentes tipos de resíduos plásticos, o IrgaCycle da BASF é uma nova linha de soluções aditivas que, segundo a empresa, melhoram a reciclagem mecânica de plásticos. Para a reciclagem química, a BASF oferece uma variedade de produtos contendo matérias-primas obtidas via ChemCycling. Para completar os métodos de reciclagem, o estande da BASF também apresenta o biopolímero compostável certificado ecovio: ele dá apoio à reciclagem orgânica de resíduos de alimentos e embalagens sujas de alimentos, aumentando assim a quantidade de resíduos de alimentos desviada dos aterros sanitários e incineração.
Creator Talks: uma plataforma de discussão para especialistas e visitantes
Para oferecer insights a todos os visitantes sobre o processo de cocriação com clientes e parceiros e levá-los ao longo da Jornada do Plástico, a BASF realizará uma série de “Creator Talks” diárias em seu estande. Para essas conversas, que serão anunciadas no site K 2022 da BASF e nas mídias sociais, especialistas e líderes de pensamento de diferentes áreas discutirão soluções para os desafios mais urgentes que seus setores enfrentam. Os tópicos variam desde soluções de simulação digital até infraestrutura de carregamento elétrico e soluções de reciclagem.
Tags: BASF, Catalisadores, Digitalização, Economia Circular, Feiras, K 2022, Plásticos, Proteção Climática, Reciclagem, Reciclagem Química, Sustentabilidade
Última atualização em 22 de dezembro de 2022