Favorável à agricultura
Amanda Souza, meteorologista da Xweather, compartilhou suas perspectivas sobre o clima no Brasil para o mês de março no “Giro do Tempo”, destacando os alertas e previsões em cada região do país. Vamos conferir as principais informações.
Chuvas persistentes no Norte
A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico dos Níveis Altos (VCAN) mantêm as chuvas intensas na metade Norte do Brasil. A expectativa é de volumes acima de 60 mm em algumas áreas nesta sexta-feira, 1 de março.
A chuva irregular e mal distribuída em áreas como Rio do Pires (BA) tem prejudicado o desenvolvimento das plantações. Com uma previsão de apenas 123 mm até maio, a preocupação com a seca e o risco de incêndios aumenta.
Frente fria no Sul e Sudeste
Uma frente fria e uma área de baixa pressão no Oceano Atlântico trazem chuvas para as áreas costeiras, com volumes entre 15 e 25 mm. No Centro-Oeste, apenas chuvas isoladas e tempo seco são esperados. O calor intenso continua em todo o país, com temperaturas destacadas em Uruguaiana (34°C), Piracicaba (35°C), Nobres (37°C), Santarém (33°C) e Queimadas (30°C).
Destaques da previsão para março
- Chuva abaixo da média: Regiões em marrom indicam risco de seca para lavouras e pastagens.
- Excesso de chuva: Áreas em azul no Nordeste e parte do Sudeste podem ter chuvas acima da média, com risco de erosão e deslizamentos.
- Rio Grande do Sul: Chuvas mais intensas são esperadas a partir da próxima semana, com volumes acima da média para março.
- Temperatura: Calor acima do normal em todo o país, com destaque para as áreas em vermelho no mapa.
#Tem #alerta #climático #para #mês #março #áreas #agropecuárias #Confira
Última atualização em 11 de março de 2024