Contratação de motoristas terceirizados no setor de transporte em São Paulo
Um estudo recente encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) revelou que 70% das vagas para motoristas de caminhão em São Paulo foram preenchidas por terceiros. Essa tendência reflete as transformações e desafios pelos quais o setor de transporte vem passando nos últimos anos.
Transformações no setor de transporte rodoviário de cargas
O transporte rodoviário de cargas é responsável por movimentar cerca de 65% de tudo o que é produzido no país. No entanto, nos últimos anos, o segmento tem enfrentado uma série de desafios, como alterações tributárias, questões de infraestrutura e a demanda por profissionais capacitados, especialmente motoristas com experiência.
Maior utilização de profissionais terceirizados
De acordo com a pesquisa encomendada pelo Setcesp, a maioria das empresas do setor de transporte em São Paulo tem optado por contratar motoristas terceirizados, representando 70% das contratações. Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, acredita que essa escolha reflete a dificuldade do setor em encontrar mão de obra qualificada e experiente.
Motivos para contratação de motoristas terceirizados
A contratação de motoristas terceirizados traz benefícios para as empresas de transporte, como o equilíbrio financeiro e a flexibilidade. Essa prática sempre foi utilizada de maneira consistente, especialmente em períodos de alta demanda. No entanto, algumas alterações na lei do motorista e nos gastos das empresas têm contribuído para que essa prática se torne cada vez mais comum.
Segundo Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do Setcesp, a recente alteração na Lei do Motorista tem impactado o crescimento da contratação de terceiros no setor. Com as mudanças na flexibilização do descanso e tempo de espera, empresas têm buscado alternativas para contornar as regras trabalhistas, optando pela terceirização.
Dicas para a contratação de terceiros no setor de transporte
O presidente do Setcesp destaca a importância de um gerenciamento de riscos alinhado às operações das empresas ao contratar motoristas terceirizados. Além disso, é fundamental que a empresa tenha um padrão de frota e de capacitação preestabelecido, para que o profissional contratado siga a cultura da organização. O motorista, seja contratado ou terceirizado, é o rosto da empresa para os clientes.
Você é motorista contratado ou trabalha como terceirizado? Participe com a gente e compartilhe essa matéria.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2024