Novilhos recriados a pasto e terminados no cocho chegam a média de 19,2@ em MS
Salve, pessoal do agronegócio! O assunto hoje é pra quem gosta de ver boi bonito e carcaça de peso. Direto de Mato Grosso do Sul, temos um relato que vai fazer você reparar que, de Bonito, MS tem mais do que paisagem: tem novilho de tirar o chapéu! Esses danados de novilhos criados a pasto e terminados no cocho não estão pra brincadeira não, atingindo uma média de 19,2 arrobas. Mas pera lá, antes de seguir, aperte o play no vídeo abaixo e veja com seus próprios olhos como a coisa acontece na prática!
A conversa é deste dia 18 de janeiro, no Giro do Boi, no quadro Giro pelo Brasil, a gente leva você até Naviraí (MS) para mostrar um exemplo que é sucesso. Quem trouxe a notícia foi o médico-veterinário e originador Luis Claudio Pedroso, da unidade da Friboi do local, um profissional que entende das coisas e fica de olho na qualidade do gado que passa por lá.
Agora, fiquem atentos, porque o pecuarista da hora é Thiago Oliveira Barberato, da Fazenda Brasilândia, que fica ali nas redondezas de Bonito.
O homem apostou numa recria em pasto e uma finalização no cocho para fazer seus machos inteiros não só alcançarem o peso ideal, mas também para abocanhar uma bonificação pelo programa Precoce MS – pra você ter ideia, R$ 55,02 por cabeça.
Peso médio por carcaça dos novilhos
E falar em números, vamos aos importantes: o abate revelou um peso médio por carcaça desses machos de 288 quilos, e pra quem curte as arrobas, estamos falando de 19,2 delas.
É o tipo de coisa que só confirma, os bichos eram todos de zero a quatro dentes, ou seja, a juventude do rebanho veio com qualidade e peso.
Então, que tal olhar pro próprio pasto e pro cocho e pensar em como levar seu gado para esse nível top de mercado?
Pensa aí, porque esse é o tipo de estratégia que põe Mato Grosso do Sul em destaque e pode muito bem ser o seu diferencial também.
Última atualização em 28 de janeiro de 2024