Amuletos com plástico, PepsiCO e Nestlé

Amuletos com plástico, PepsiCO e Nestlé

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Em resumo, hoje você vai ver os amuletos feitos com plástico descartado, a Pepsico que adota paletes produzidos com plástico e a Nestlé que abre inscrições para contratar fornecedores com foco em sustentabilidade.

Tailandeses fazem amuletos com resíduos de plástico para inspirar mais reciclagem

Tailandeses fazem amuletos com resíduos de plástico para inspirar mais reciclagem

Na esperança de inspirar mais tailandeses a reciclar o lixo plástico, duas empresas locais se uniram para fazer amuletos budistas usando nove tipos de materiais recicláveis. Desde garrafas plásticas, bem como redes de pesca usadas. 

A Tailândia é o quinto maior responsável pela poluição por plástico nos oceanos do mundo, de acordo com um relatório do grupo norte-americano Ocean Conservancy.

Amuletos tailandeses com imagens budistas são extremamente populares no país do Sudeste Asiático. Por isso, muitos esperam que eles melhorem sua espiritualidade e lhes tragam boa sorte.

Um dos amuletos lançados tem a palavra tailandesa “consciência” na parte de trás, para lembrar as pessoas de que seu consumo diário não deve prejudicar o meio ambiente.

Os amuletos, abençoados por monges, são distribuídos em troca de pelo menos 1 kg de plástico ou um mínimo de 100 baht (cerca de R$ 16) para cada item, contudo, o dinheiro se destina a várias instituições de caridade.

Pepsico adota paletes produzidos com plástico à base de lixo doméstico

Pepsico adota paletes produzidos com plástico à base de lixo doméstico

A PepsiCo anunciou o uso do material UBQ, desenvolvido pela startup de mesmo nome, em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição. 

Em suma, durante o processo de fabricação do material UBQ, os resíduos se redirecionam e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) se evitam. 

Portanto, somente neste projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEE. Como resultado, mais de 739 quilos de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil. 

Os paletes se desenvolvem no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular.

O material UBQ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.

Contudo, a primeira fase do projeto em conjunto com PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos, usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa. 

Além do UBQ, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular.

Por isso, a ação está alinhada à transformação estratégica PepsiCo Positive, que coloca a sustentabilidade no centro do negócio da companhia, e tem como objetivo global alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040.

Nestlé abre inscrições para contratar fornecedores com foco em sustentabilidade

Nestlé abre inscrições para contratar fornecedores com foco em sustentabilidade

A Nestlé Brasil busca de fornecedores de materiais promocionais e para pontos de venda que se destacam em soluções com foco em sustentabilidade e inovação. 

O objetivo é contar com uma rede diversificada e capacitada para atender aos requisitos de qualidade, qualificações técnicas, protocolos e práticas socioambientais.

Neste momento, o escopo compreende fornecedores de materiais de pontos de venda, mas, ao longo do ano, outras categorias serão contempladas.

Os interessados devem responder a um questionário base próprio para materiais de pontos de venda e materiais promocionais com os principais dados sobre estrutura e práticas da empresa e suas capacidades. Além de questões direcionadas à sustentabilidade e inovação. 

A Nestlé é uma das maiores compradoras de materiais de ponto de venda do Brasil. 

São mais de R$ 60 milhões ao ano destinados aos pontos de venda e mais de R$ 15 milhões ao ano em materiais promocionais.

Por exemplo, na promoção “Renove Seus Sonhos”, lançada em janeiro, todos os materiais de PDV eram reciclados.

A companhia pretende atuar cada vez mais com fornecedores que tenham soluções como papel off set 100% reciclado, papelão e plástico reciclados. Além de materiais com propostas similares que possam ter seu uso viabilizado nos PDVs.

Entre as principais diretrizes para ampliar o uso de materiais recicláveis e reciclados e reduzir os impactos ambientais, estão as orientações de usar monomateriais; regras de impressão em gráficas com processos sustentáveis; soluções que permitam reuso e coleta para reciclagem pela própria rede parceira de cooperativas; além de otimização na logística de entrega e utilização de frota com veículos menos poluentes.

Leia também CASACOR, máscaras descartáveis e beleza sustentável.

Última atualização em 28 de julho de 2022

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