Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Em resumo, hoje você vai ver os amuletos feitos com plástico descartado, a Pepsico que adota paletes produzidos com plástico e a Nestlé que abre inscrições para contratar fornecedores com foco em sustentabilidade.
Tailandeses fazem amuletos com resíduos de plástico para inspirar mais reciclagem
Na esperança de inspirar mais tailandeses a reciclar o lixo plástico, duas empresas locais se uniram para fazer amuletos budistas usando nove tipos de materiais recicláveis. Desde garrafas plásticas, bem como redes de pesca usadas.
A Tailândia é o quinto maior responsável pela poluição por plástico nos oceanos do mundo, de acordo com um relatório do grupo norte-americano Ocean Conservancy.
Amuletos tailandeses com imagens budistas são extremamente populares no país do Sudeste Asiático. Por isso, muitos esperam que eles melhorem sua espiritualidade e lhes tragam boa sorte.
Um dos amuletos lançados tem a palavra tailandesa “consciência” na parte de trás, para lembrar as pessoas de que seu consumo diário não deve prejudicar o meio ambiente.
Os amuletos, abençoados por monges, são distribuídos em troca de pelo menos 1 kg de plástico ou um mínimo de 100 baht (cerca de R$ 16) para cada item, contudo, o dinheiro se destina a várias instituições de caridade.
Pepsico adota paletes produzidos com plástico à base de lixo doméstico
A PepsiCo anunciou o uso do material UBQ, desenvolvido pela startup de mesmo nome, em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição.
Em suma, durante o processo de fabricação do material UBQ, os resíduos se redirecionam e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) se evitam.
Portanto, somente neste projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEE. Como resultado, mais de 739 quilos de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil.
Os paletes se desenvolvem no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular.
O material UBQ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.
Contudo, a primeira fase do projeto em conjunto com PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos, usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa.
Além do UBQ, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular.
Por isso, a ação está alinhada à transformação estratégica PepsiCo Positive, que coloca a sustentabilidade no centro do negócio da companhia, e tem como objetivo global alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040.
Nestlé abre inscrições para contratar fornecedores com foco em sustentabilidade
A Nestlé Brasil busca de fornecedores de materiais promocionais e para pontos de venda que se destacam em soluções com foco em sustentabilidade e inovação.
O objetivo é contar com uma rede diversificada e capacitada para atender aos requisitos de qualidade, qualificações técnicas, protocolos e práticas socioambientais.
Neste momento, o escopo compreende fornecedores de materiais de pontos de venda, mas, ao longo do ano, outras categorias serão contempladas.
Os interessados devem responder a um questionário base próprio para materiais de pontos de venda e materiais promocionais com os principais dados sobre estrutura e práticas da empresa e suas capacidades. Além de questões direcionadas à sustentabilidade e inovação.
A Nestlé é uma das maiores compradoras de materiais de ponto de venda do Brasil.
São mais de R$ 60 milhões ao ano destinados aos pontos de venda e mais de R$ 15 milhões ao ano em materiais promocionais.
Por exemplo, na promoção “Renove Seus Sonhos”, lançada em janeiro, todos os materiais de PDV eram reciclados.
A companhia pretende atuar cada vez mais com fornecedores que tenham soluções como papel off set 100% reciclado, papelão e plástico reciclados. Além de materiais com propostas similares que possam ter seu uso viabilizado nos PDVs.
Entre as principais diretrizes para ampliar o uso de materiais recicláveis e reciclados e reduzir os impactos ambientais, estão as orientações de usar monomateriais; regras de impressão em gráficas com processos sustentáveis; soluções que permitam reuso e coleta para reciclagem pela própria rede parceira de cooperativas; além de otimização na logística de entrega e utilização de frota com veículos menos poluentes.
Leia também CASACOR, máscaras descartáveis e beleza sustentável.
Última atualização em 28 de julho de 2022